A Prefeitura do Rio, por meio da Subprefeitura dos Grandes Complexos, instalou nesta terça-feira (23) mais 24 contêineres de alta capacidade, de 1,2 mil litros, no Morro do Trem, em Vila Kosmos, Zona Norte da cidade. A ação tem o objetivo de melhorar o ordenamento dos lixos e facilitar o descarte correto por parte dos moradores.
Os equipamentos foram distribuídos em pontos estratégicos de oito ruas da região: Rua Soldado Ivo de Oliveira, Rua Soldado Bernardino da Silva, Rua Soldado Servino Mengarda, Rua 3, Rua 5, Rua 7, Rua 8 e Rua A. As vias também receberam serviços de limpeza geral, incluindo varrição, jatos d’água e desobstrução de ralos.
Outras favelas do Rio também receberam novos contêineres em 2025
Neste ano, mais de 400 contêineres foram implantados em grandes conjuntos de favelas, como os complexos do Alemão, da Penha e do Jacarezinho. Os contêineres permitem o despejo automático dos resíduos diretamente nos caminhões da Comlurb, garantindo remoção mais rápida e eficiente e evitando que o lixo fique exposto nas vias públicas.
“É um esforço que vem transformando a qualidade de vida nas comunidades, com a melhoria das condições sanitárias e do bem-estar. Mas é importante que cada morador compreenda seu papel na preservação do espaço comum, descartando o lixo nas caçambas”, destacou Marlí Peçanha, subprefeita dos Grandes Complexos.

‘A instalação de contêineres em larga escala está organizando melhor os espaços públicos’
O presidente da Comlurb, Jorge Arraes, reforçou a importância da instalação dos equipamentos nas favelas. A Secretaria de Conservação também participou da ação em Vila Kosmos, realizando o nivelamento do piso em alguns pontos para a implantação dos contêineres.
“A instalação de contêineres em larga escala está organizando melhor os espaços públicos nas comunidades. A cada dia, temos muito mais sacos de lixo dentro dos equipamentos do que jogados nas ruas”, ressaltou o presidente.

