A partir desta quarta-feira (21), quem não recebeu a guia de pagamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) de 2026 ou precisar de segunda via já pode acessar a versão digital do documento. A Prefeitura do Rio começou a liberar o serviço online, através do portal Carioca Digital.
A segunda via da Taxa de Coleta Domiciliar de Lixo (TCL) também está disponível na plataforma a partir desta manhã. No caso de ambas as tarifas, o contribuinte pode solicitar a versão digital informando o número de inscrição do seu imóvel no site. O site disponibiliza a versão para cota única e as guias de cada mês para quem optar por pagar parcelado.
Primeira cota do IPTU vence em 6 de fevereiro
Quem precisar do serviço digital precisa acessar a plataforma até o dia 6 de fevereiro, data de vencimento da primeira cota do IPTU 2026. A emissão de guias digitais vai continuar disponível depois disso, mas quem fizer o pedido após a data ficará sujeito a acréscimos legais.
O IPTU pode ser parcelado em até dez vezes, sem desconto. Quem optar por pagar tudo de uma só vez, garante um desconto de 7%. As datas de vencimento das parcelas variam de acordo com o tipo de lançamento, que pode ser ordinário ou extraordinário. Nos extraordinários, deve haver um intervalo mínimo de 15 dias entre o recebimento da notificação e a data da cota única ou da primeira parcela.

