A buraqueira nas rodovias do interior foi o assunto em boa parte da audiência pública inédita realizada pela Assembleia Legislativa (Alerj), nesta segunda-feira (01), com os prefeitos.
Os alcaides puderam participar diretamente da discussão de emendas ao Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) do governo do estado para o ano que vem.
Não faltou reclamação sobre a (falta de) conservação das rodovias estaduais, uma responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ). O órgão está praticamente parado desde que o governador em exercício, Ricardo Couto, assumiu o comando do Palácio Guanabara e trancou litações e gastos. Em alguns casos, os prefeitos relataram ter usado recursos municipais para reparos emergenciais.
“Há estradas em situação crítica, obras paralisadas e intervenções urgentes que precisam ser retomadas. Pela experiência que acumulamos nos últimos anos, o DER necessita de pelo menos R$ 700 milhões anuais para manutenção e conservação da malha viária, além de recursos adicionais para novos investimentos. Isso poderia estar previsto na LDO”, sugeriu o prefeito de Resende e presidente da Associação Estadual de Municípios (Aemerj), Tande Vieira (PP).
Presidente da Comissão de Orçamento fará audiência pública sobre as rodovias com o DER-RJ
O presidente da Assembleia, Douglas Ruas (PL), pediu ao presidente da Comissão de Orçamento, Gustavo Tutuca (PP), que faça uma audiência pública com a direção do DER para entender qual é o volume de recursos necessário para manter as rodovias em condições adequadas de conservação e segurança.
Tutuca prometeu marcar a reunião, mas reiterou que o cenário orçamentário do Rio é delicado. O projeto encaminhado pelo executivo à Alerj no início de maio prevê um déficit de R$ 13 bilhões para 2027.
“Isso já exige atenção e responsabilidade na definição das prioridades. Por isso, é fundamental que os municípios participem desse debate, já que são eles que sentem diretamente os impactos das decisões”, frisou.


Tem que verificar o contrato da Secretaria Estadual de Agricultura com a SM de Sergipe contrato de milhares.
AS ESTRADAS JA ESTAVAM DETERIORADAS ANTES DO DESEMBARGADOR ASSUMIR O EXECUTIVO FLUMINENSE.
O DER DURANTE GESTAO CLAUDIO CASTRO DEIXOU DE CUMPRIR COM AS SUAS FUNCOES.
O mínimo a fazer é suspender a cobrança do IPVA para arrumarmos a suspensão e comprarmos pneus que foram danificados pela atual estrutura das BR 393.
Usuário das Rodovias RJ 104 e 106 pedem SOCORRO: Mato ao Longo das Vias Altíssimo, Iluminação ZERO e Buracos a Vontade. Nossos Ilustres Parlamentares NÃO TRAFEGAM POR ELAS, USAM A VIA LAGOS.
O DRE tem gastos monumentais com a instalação de novos Radares a um custo milionário mas não cuida das estradas. Isso é uma pouca vergonha. Tem que ser muito bem investigado!
Usuário das Rodovias RJ 104 e 106 pedem SOCORRO: Mato ao Longo das Vias Altíssimo, Iluminação ZERO e Buracos a Vontade. Nossos Ilustres Parlamentares NÃO TRAFEGAM POR ELAS, USAM A VIA LAGOS.
Querer trazer desculpas que os problemas nas rodovias se agravaram, por retenção de recursos pelo atual governador ( e fez muito bem em reter), é querer passar diploma de burro pra quem passa por estas rodovias a anos. Ou o DER volta a operar como antes de ser abandonado, ou teremos apenas paliativos na solução dos problemas nas rodovias estaduais. O DER precisa é de modernização e não fazer o que fazem com um orgão tão importante para a manutenção de nossas rodovias.