Mesmo sem a tradicional queima de fogos na Praia do Forte, Cabo Frio segue abarrotada de turistas nesse final de ano. E em entrevista a uma rádio local, o prefeito eleito da cidade, Dr Serginho (PL), adiantou uma série de novas medidas para organizar as praias, prometendo um verdadeiro choque de ordem a partir do dia 1º de janeiro.
O descumprimento das regras estabelecidas, por parte dos trabalhadores e barraqueiros, podem gerar desde a advertência até a cassação da autorização de trabalho em caso de reincidência. Entre as novas medidas adotadas pela prefeitura, estão:
- limitação do número de guarda-sóis por barraqueiro;
- proibição de que ambulantes e carrinhos possam disponibilizar mesas, cadeiras e guarda-sóis a clientes;
- determinação de que cada barraqueiro disponibilize 3 lixeiras padronizadas de médio porte em sua área de atuação e mantenha a área limpa ao final do dia;
- proibição de abordagem a clientes no trajeto da praia;
- proibição de concessão de novas licenças e revogação daquelas que foram emitidas em desrespeito ao TAC estabelecido pelo Ministério Público com a Prefeitura;
- revogação de licenças expedidas para não moradores de Cabo Frio, bem como impedimento de trabalhar na praia para aqueles que não residam na cidade.
Segundo o prefeito eleito, a prefeitura disponibilizará, durante toda alta temporada, equipes a partir das 6:30h da manhã em todas as entradas da praia, para orientação e auxílio dos trabalhadores e cidadãos, inclusive no que se refere à proibição de uso de caixas de som, além da utilização de tecnologia para fiscalização.
Após a alta temporada ainda serão estabelecidas novas regras de padronização de barracas, e de qualificação dos trabalhadores disponibilizada pela prefeitura como requisito de trabalho, em conformidade com o estudo de cada praia.