A Prefeitura do Rio lançou nesta quarta-feira (04/12), por meio da Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR-Rio), o projeto Painel do Turismo, em parceria com a Guarda Municipal e o Centro de Operações Rio (COR). O painel tem como objetivo monitorar as áreas turísticas da cidade, funcionando 24 horas por dia.
O monitoramento será de 77 câmeras distribuídas por Orla Conde, Boulevard Olímpico, Urca/Pão de Açúcar, Escadaria Selarón, Arcos da Lapa e Praça São Judas Tadeu, no Cosme Velho, onde fica a estação de trem do Corcovado. Os guardas municipais se revezarão em turnos de 24 horas no monitoramento das câmeras, que poderão ser manipuladas para obter a melhor visualização do ponto observado.
Segundo a Prefeitura, o painel já nasce com previsão de expansão, e deve aumentar em breve o número de guardas, câmeras e áreas abrangidas. O projeto será iniciado nas regiões já monitoradas pelo GTUR, grupo de gestores de áreas turísticas da SMTUR-Rio que fiscaliza esses atrativos do ponto de vista da infraestrutura e acessibilidade.
O Centro de Operações já realiza monitoramento dos patrimônios públicos. Com a criação do Painel do Turismo, as 77 câmeras destinadas ao projeto serão visualizadas no canto esquerdo da Sala de Situação do COR. Os agentes terão acesso a todos os equipamentos também nos seus monitores.