O prefeito Eduardo Paes (PSD); os deputados federais Laura Carneiro (PSD), Pedro Paulo (PSD) e Otoni de Paula (MDB); o ex-presidente da Alerj André Ceciliano (PT); o presidente da Câmara do Rio, Carlo Caiado (PSD); e colegas de plenário, como Rosa Fernandes (PSD) e Mônica Benício (PSOL), foram alguns dos políticos cariocas que postaram fotos e mensagens em solidariedade ao vereador e ex-prefeito Cesar Maia (PSD), de 78 anos.
Nesta quarta-feira (5), durante a sessão da Câmara, Cesar, que estava online, apareceu no banheiro e as imagens viralizaram nas redes sociais.
Nota oficial
Em nota, a assessoria de Cesar explicou que o vereador teve um mal-estar:
“O vereador estava presente na sessão plenária, como em todas, e teve uma indisposição repentina, mas se manteve na sessão. O mal-estar súbito acabou prejudicando sua percepção da câmera aberta, se ateve somente em manter sua atenção ao trabalho”, diz o texto enviado pela assessoria.
Revolta na Cinelândia
A sessão estava sendo presidida pelo novato Pablo Mello (Republicanos), um suplente que tomou posse há 20 dias. Na hora, o Mello mal segurou o riso. Ele ainda comentou e riu em publicações feitas em perfis de celebridades, que brincaram com o episódio.
O comportamento de Mello gerou revolta entre colegas de plenário, servidores da Câmara e da Prefeitura do Rio, comandada por Cesar Maia em três mandatos — e onde o vereador é muito querido.
Muitos lembraram que Mello é integrante da Comissão do Idoso da Câmara, o que torna a reação do rapaz ainda mais indelicada.
Reações dos políticos
De forma sucinta, Paes lembrou da história e contribuição de Cesar para a cidade: “O lixo e a inconsequência de alguns personagens nas redes sociais não fazem nem cosquinhas no grande legado que o Cesar Maia tem nessa cidade e nesse país”, escreveu.
O deputado federal Otoni de Paula (MDB-RJ) fez coro e manifestou “repulsa completa” no que chamou de busca por likes “que valem mais que a exposição da intimidade de um homem idoso, pai, marido, avô e homem público”.
Presidente da Câmara, Carlo Caiado (PSD) também foi enfático: “um descuido em um momento de intimidade não pode ser motivo de chacota e anular a história de uma figura pública”.
Cesar Maia meu querido prefeito, não se abale com tão pouco, seu legado pela cidade é muito maior, como o sr me encinou outrora, seu trabalho fala por si só.
Sinceramente fiquei perplexa com a atitude do Vereador que estava presidindo a sessao. O Vereador César Maia demonstrou um comprometimento maior com a Cidade do que com a sua saúde, uma vez que nem mesmo num momento de fragilidade, deixou de se fazer presente numa votação ! E sua ausência seria justificável ! Achei um desrespeito a forma como o Vereador se comportou. Talvez ele não saiba quem é César Maia,? Por acaso hoje ele nos presenteou com esse mandato, mas pra mim ele será sempre o Prefeito , aliás o melhor Prefeito que a Cidade do Rio de Janeiro já teve!
Fiz questão de deixar registrado o meu repúdio!
Interessante é que ninguém lembra mais que o Cesar Maia foi condenado, em 2022, em segunda instância, e provavelmente está inelegível neste ano. A não ser que o TRE-RJ tenha os seus preferidos.
O povo tem memória curta. Esqueceram da cidade da Música? Uma obra de 50 milhões, superfaturada em 550 milhões, na época!!!!
O povo tem memória curta. Esqueceram da cidade da Música? Uma obra de 50 milhões, superfaturada em 550 milhões, na época!!!!