A Polícia Militar do Rio (PMERJ) afirma que houve uma redução nos registros de roubos no entorno do Sambódromo da Marquês de Sapucaí durante os ensaios técnicos do carnaval. Segundo dados do 4º BPM, o número de ocorrências caiu 16,6% em comparação com o mesmo período do ano passado, considerando exclusivamente os dias de ensaio.
De acordo com o levantamento, entre janeiro e fevereiro de 2026, até o dia 6, foram registrados 10 roubos. No mesmo recorte temporal de 2025, a PM havia contabilizado 12 ocorrências.
PM atribui queda nos roubos a operação especial com 190 policiais por dia e monitoramento por câmeras e drones
Segundo a Polícia Militar, o resultado está diretamente ligado ao reforço no policiamento empregado. O dispositivo operacional do 4º BPM conta com cerca de 190 policiais por dia, com atuação contínua das 17h às 6h, além do uso de 35 viaturas e 25 motopatrulhas.
A estratégia, de acordo com o comando da unidade, é voltada especialmente para coibir delitos de oportunidade, como o roubo de celulares, comuns em eventos de grande porte. A operação também utiliza tecnologia integrada, com monitoramento por câmeras e o apoio de drones, permitindo o acompanhamento das áreas de maior circulação de pessoas.
O planejamento prioriza os momentos de início dos eventos e de dispersão do público, com a criação de corredores de segurança nos acessos, áreas de concentração e saídas do Sambódromo. Um grupamento específico com 20 motopatrulhas atua de forma dinâmica nessas regiões para inibir ações criminosas e garantir resposta rápida.
A análise operacional da PM indica que, embora os crimes violentos estejam sob controle nos dias de ensaio, há registro de furtos em alguns períodos. Para o batalhão, esse cenário reforça a avaliação de que sua presença ostensiva tem inibido ações mais agressivas, deslocando o comportamento criminoso para tentativas furtivas, que seguem sendo monitoradas e combatidas.

