A maioria das micro e pequenas empresas do estado do Rio não participa das licitações públicas fluminenses. É o que aponta a pesquisa Mapeamento de Compras Públicas dos 92 municípios fluminenses, realizada pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, a Firjan.
Entre as razões apontadas pelos empresários entrevistados, destaque para o desconhecimento do processo licitatório, para os curtos prazos entre a publicidade dos editais e a apresentação de documentos e para o temor pela demora do pagamento dos serviços contratados ou mesmo pelo calote.
Das 71 empresas ouvidas na pesquisa, apenas 23,9% já haviam participado de uma concorrência para compras públicas. O estudo aponta ainda que o baixo número se deve à percepção da complexidade do processo. Dos participantes do estudo, 77,5% têm interesse em capacitação voltada para editais em Compras Públicas, tratando de acompanhamento do processo licitatório, estratégia para formação de preços e elaboração de propostas, entre outros pontos.
De acordo com a Firjan, a intenção agora é promover, ao longo de 2024, uma série de apresentações em todo o estado para esclarecer micro e pequenos empresários sobre a participação em licitações para compras públicas.
“A maioria dos micro e pequenos empresários ouvidos, entre junho e outubro de 2023, sente dificuldade em concorrer nas licitações por falta de conhecimento do processo e pela dificuldade de lidar com os prazos estipulados. Existe uma demanda por capacitação nessa área”, afirma Felipe Meier, presidente do Conselho Empresarial de Competitividade da Firjan.
A pesquisa completa pode ser acessada por meio do site www.firjan.com.br/pequenaempresa.