Estudantes eleitos para participar da 15ª edição do Parlamento Juvenil (PJ) da Assembleia Legislativa (Alerj) começaram a receber capacitação presencial, na última terça-feira (3). As aulas tiveram início pela regional Sul Fluminense onde as capacitações aconteceram em dois municípios.
Na terça, a equipe do PJ esteve no Colégio Estadual Presidente Roosevelt em Volta Redonda. Nesta quarta-feira (4), o encontro foi no Colégio Estadual Roberto Montenegro em Angra dos Reis. Nesta semana, a equipe do PJ ainda vai percorrer os municípios de Guapimirim e Três Rios.
O programa é realizado pela Alerj em parceria com a Secretaria estadual de Educação (Seeduc). O coordenador do Parlamento Juvenil, deputado Danniel Librelon (REP), reforçou a importância das capacitações presenciais.
“As capacitações presenciais do Parlamento Juvenil da Alerj são uma oportunidade única para os jovens aprofundarem seus conhecimentos sobre o funcionamento do legislativo e a importância da participação cidadã”, disse.
Estudantes comentam iniciativa
Representando o município de Porto Real, a estudante Marcela Restier Santos, de 16 anos, contou que sua motivação para participar do projeto foi observar uma amiga que foi eleita parlamentar na edição passada.
“Achei incrível a oportunidade que ela teve de apresentar um projeto de lei que pode ser aprovado na Alerj, e quem sabe até se transformar em uma lei. Agora estou ansiosa pela Semana Parlamentar”, comentou.
O aluno do Colégio Estadual Almirante Álvaro Alberto, Fábio Borges dos Santos, de 17 anos, vai representar o município de Paraty. Ele contou que as aulas na capacitação presencial superaram as expectativas.
“Eu estava ansioso para aprender um pouco mais sobre o projeto e também sobre o Direito, tivemos contato com conteúdo sobre legislações e aprendi a como estruturar o meu projeto de lei. Foi melhor do que eu esperava”, destacou.