A Câmara Municipal do Rio iluminou o Palácio Pedro Ernesto com luzes amarelas em apoio à campanha Maio Amarelo — uma iniciativa realizada em parceria com o Detran-RJ. A mobilização mundial, criada em 2011 pela Organização das Nações Unidas (ONU), promove a conscientização sobre a violência no trânsito durante todo o mês de maio.
A escolha da cor não é por acaso: o amarelo remete ao sinal de “atenção” nos sinais de trânsito. Dados mais recentes do Instituto de Segurança Pública do RJ (ISP) revelam que, em 2024, a cidade do Rio de Janeiro registrou 12.071 acidentes de trânsito — 20% a mais do que no ano anterior, quando ocorreram 10.080.
Os acidentes com morte também cresceram significativamente: passaram de 350 para 430 no mesmo período, um salto de 23%. Segundo o Detran-RJ, em todo o estado houve uma média de 63 acidentes com vítimas por dia no ano passado.
Programação especial
Além da sede da Câmara do Rio, diversos prédios públicos e pontos turísticos da cidade também foram iluminados de amarelo, como os Arcos da Lapa, o Palácio Guanabara, o Terminal Gentileza, a Vila Militar, a Praça do Pedágio da Ponte Rio-Niterói e a sede do Detran-RJ. No dia 5 de maio, será a vez de a Roda Gigante Yup Star, na Zona Portuária, ganhar iluminação especial.
Na última sexta-feira (02), o Detran-RJ deu início à sua programação especial com a atividade “Sopro pela Vida”, realizada na região da Lapa, no Centro. Na ação, agentes utilizarão bafômetros com frequentadores de bares e restaurantes para conscientizar sobre os riscos de dirigir sob efeito de álcool.
Já na quarta-feira (07), o órgão promoverá uma ação educativa na Praça do Pedágio da Ponte Rio-Niterói, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a concessionária Ecoponte. Motoristas e motociclistas poderão experimentar um equipamento que simula o impacto de uma colisão de trânsito. No dia seguinte (08), será realizado um fórum de debates no auditório do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), no Caju, com o tema “Desacelere!”, abordando os impactos do excesso de velocidade.
Ao longo do mês, o Detran-RJ promoverá ainda uma série de atividades: simulação de resgate a vítimas de acidentes em parceria com o Corpo de Bombeiros; distribuição de equipamentos de segurança para motociclistas; ações educativas voltadas a crianças e ciclistas; palestras em auto-escolas, empresas e colégios; Olimpíada de Motoristas; caminhadas culturais; escolinha de trânsito para alunos da rede pública e passeio ciclístico.