A vida útil de táxis será válida por tempo indeterminado na cidade do Rio. O prefeito Eduardo Paes (PSD) sancionou, nesta quinta-feira (22), a lei que extingue a limitação da vida útil dos táxis com base no ano de fabricação do veículo, substituindo esse critério pelo estado de conservação.
Vereadores aprovaram o projeto, de autoria da parlamentar Vera Lins (PP), no último dia 13 de agosto. Segundo a nova lei, os táxis com mais de 10 anos serão submetidos somente a uma vistoria anual presencial para verificar os itens de segurança, além da conservação e estado do veículo com base nas normas estabelecidas pelos órgãos competentes.
“Essa lei vai dar alívio aos taxistas, que estão cheios de multas, tendo que trocar carros, e sem condições. A população pode ficar tranquila, porque o carro só passa, só é aprovado se tiver condições de rodar”, defendeu Vera Lins.
Segundo a autora, se sancionada, a lei vai beneficiar os cerca de 35 mil taxistas que circulam na cidade do Rio de Janeiro. O próximo passo para a medida começar a vigorar é a regulamentação, por parte do governo municipal, que será feita através de ato normativo.