O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), quer assumir o trecho da capital da área de concessão da SuperVia, que opera os trens metropolitanos. O alcaide divulgou, nesta sexta-feira (11), que fez a proposta ao secretário estadual de Transportes, Washington Reis (MDB), como contrapartida para fomentar recursos para a expansão do metrô.
De acordo com Paes, a prefeitura está à disposição para liberar potencial construtivo que ajude a viabilizar o início das obras do sistema metroviário para atender à Zona Norte, Jacarepaguá e o Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste. Além disso, o prefeito propôs que o estado promova imediatamente a integração do Riocard com o sistema Jaé.
“Queremos fazer com a SuperVia a mesma recuperação que fizemos com o BRT. São muitos anos de maus-tratos ao povo carioca com o péssimo serviço de trens que temos por aqui. Tenho certeza de que essa parceria dará muitos frutos”, afirmou Eduardo Paes.
SuperVia comemora recorde de passageiros
A SuperVia registrou, na última quarta-feira (09), o recorde de passageiros diários neste ano: mais de 355 mil, superando a marca do dia anterior (08), de 348 mil. A concessionária, que deixa de operar os trens urbanos do Rio em breve, divulgou os números em tom de celebração, observando o aumento na curva de clientes diários desde o ano passado, quando saltou da média de 270 mil para mais de 320 mil.
Mesmo celebrando os números positivos, a SuperVia se prepara para deixar a operação dos trens urbanos da capital e da Região Metropolitana, tão logo o longo processo de transição, iniciado no final do ano passado, chegar ao fim. Ou seja, a operação deixará de estar sob o guarda-chuva da SuperVia, e passará para uma nova concessionária.
Segundo o acordo entre a empresa e o governo do estado, em um período de 6 a 9 meses, o serviço será transferido para a nova operadora — que ainda não se sabe qual é. A Supervia, por sua vez, enfrenta um processo de recuperação judicial.
O prefeito não dá conta dos ônibus sucateados e com serviço de péssima qualidade, quer assumir a Supervia? Seria muito bom, se ele cuidasse da cidade, que está um caos, entre lixões, má conservação e situada por viciados.
Se ele conseguir realmente transformar a frota de ônibus comuns no mesmo padrão do brt, ficará muito bom e o credenciará para assumir o trecho dos trens na capital.
metrô Barra Recreio
Só vendo pra crer. Infelizmente, há uma divergência política entre o governador Claudio Castro e o prefeito Eduardo Paes. Torço para dá certo, à bem da população.