A Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos, em parceria com o Centro de Operações da Prefeitura (COR) e a Comlurb, realizam nesta semana a “Operação Abre Ralo”, uma força-tarefa especial para limpeza de pontos críticos de alagamentos no Rio. Segundo a prefeitura, mais de 350 pontos já foram visitados e resolvidos nos últimos dias, em preparação para as chuvas.
A operação tem como foco desobstruir ralos e bueiros que oferecem dificuldades extras para as equipes que executam a “Operação Ralo Limpo”, de limpeza reforçada das galerias de águas pluviais da cidade, e também para os funcionários da varrição de rotina da cidade. O mapeamento dos pontos foi feito com a ajuda do COR, que identificou os bolsões de água, e a Comlurb, que mapeou os ralos com tampas emperradas, quebradas ou que apresentavam outras dificuldades à ação de limpeza.
Segundo o secretário de Conservação, Diego Vaz, na ação, a Comlurb realiza a limpeza manual dos ralos, abrindo e tirando os resíduos sólidos. Já a Conservação, posteriormente, faz a limpeza mecanizada, com a sucção para desobstruir galerias pluviais e o respectivo ramal. O trabalho de prevenção visa a mitigar episódios de alagamentos com base no histórico recente das chuvas no Rio.
“Temos uma previsão de chuva forte para esta quarta-feira. Sempre buscamos atuar nos pontos recorrentes da chuva anterior. Todos aqueles pontos afetados no Centro e Zona Sul passaram pelo trabalho preventivo. Os subprefeitos também passaram informações da Zona Norte, Zona Oeste, Barra da Tijuca e Jacarepaguá”, diz o secretário