Um dos ritmos mais populares da Bahia, o axé tomou conta do desfile do Chá da Alice, realizado na Rua Primeiro de Março, na manhã deste domingo (2), pelo circuito de megablocos do carnaval de rua do Rio.
Comandado por Mari Antunes, da banda Babado Novo, e tendo participações de É o Tchan e Sambay, o cortejo atraiu cerca de 40 mil pessoas que brincaram ao som de sucessos do ritmo soteropolitano, como “Bola de Sabão” e “De Janeiro a Janeiro”.
Neste ano, o Chá da Alice celebrou os 40 anos do Axé, com direito a fantasias referenciadas no universo fantástico de “Alice no País das Maravilhas”, que é a inspiração do bloco, nascido de uma festa criada em 2009.
“É um presente estar aqui no carnaval do Rio, sempre fomos muito bem recebidos. Principalmente esse ano, trazer para cá o Axé, que é da nossa Bahia, da nossa cultura, da nossa raiz. É um ano memorável, afinal de contas, são 40 anos de um movimento e de uma história tão importante. Então vou espalhar um dendê gostoso, trouxe um caldinho de sururu para distribuir na avenida”, afirmou a cantora.
É o Tchan marca presença no Chá da Alice
Representante do É o Tchan na festa, Compadre Washington cantou “Na Boquinha da Garrafa” e muitos outros hits do grupo. O músico, embora já tenha feito outras apresentações no carnaval, comenta sua primeira experiência em cima de um trio elétrico no Carnaval do Rio.
“É muito gratificante saber que o pessoal do Rio e do Brasil abraça o axé, que está fazendo 40 anos. É muito bom fazer parte dessa festa com o É o Tchan”, afirmou.
O grupo Sambay, primeira roda de samba LGBTQIAPN+ do Brasil, e Romero Ferro deram uma pitada especial de samba e pagode à folia. Os sucessos “Eva”, da Banda Eva, e “Macetando”, de Ivete Sangalo, também fizeram parte da festa comandada pelo Babado Novo pela segunda vez.
O carnaval de rua da cidade ainda se estende para a parte da tarde deste domingo. O Bloco Okê, primeiro bloco de karaokê do Brasil, promete movimentar o Flamengo a partir das 14h. Na Zona Norte do Rio, às 16h, é a vez do Bloco Carnavalesco Xodó da Piedade, que finaliza o dia.