Desde a implementação do Pacto Niterói contra a Violência, em 2018, a cidade da Região Metropolitana do Rio registrou queda de quase 70% nos homicídios e redução de 83% nos roubos de veículos. Nesta terça-feira (12), o município vai lançar a nova fase do pacto, válida até 2030.
Segundo a prefeitura, os dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) confirmam a tendência de queda em vários indicadores de criminalidade. Tentativas de homicídio, por exemplo, diminuíram 32%. Roubos de rua caíram 76,1%, assaltos a ônibus, 91%, e roubos de carga, 86,7%. No total, mais de 10 mil crimes violentos foram evitados nos últimos sete anos.
Desde 2018, o município já investiu mais de R$ 800 milhões no Pacto, que atua em quatro frentes: prevenção, policiamento e justiça, ação territorial integrada e convivência cidadã. O evento de lançamento do novo ciclo do Pacto Niterói contra a Violência será às 10h, no auditório do Caminho Niemeyer, no Centro da cidade.
Outros indicadores de criminalidade caem em Niterói
Recentemente, Niterói comemorou que, em julho, a cidade registrou o menor índice de criminalidade desde o início das estatísticas, em 2003. Dados preliminares do Observatório de Segurança Pública da cidade, que utiliza informações das delegacias locais e do 12º BPM, indicam uma redução expressiva em diversos indicadores de violência.
A letalidade violenta — que engloba todos os crimes contra a vida — caiu 55,56%, com apenas quatro registros no mês, o menor número desde o início do levantamento.
Os roubos de rua tiveram queda de quase 30%, passando de 97 para 68 casos. Também foram registrados índices históricos mínimos nos roubos de cargas e de estabelecimentos comerciais, com apenas um caso cada. Os roubos de veículos caíram 19%.