A cidade de Niterói, na Região Metropolitana, terá a primeira sala de cinema do Brasil dedicada exclusivamente à exibição de documentários de impacto social. A “Casa Doc” será inaugurada no próximo dia 14 de setembro, em Piratininga, Região Oceânica da cidade.
A casa conta conta com projetor de cinema 4k, som 5.1, acessibilidade, e área externa para debates e rodas de conversas, além de uma iniciativa audiovisual que une tecnologia social, plataforma, cinema de bairro, cursos e produções diversas.
A programação permanente terá oficinas, cursos, além da exibição de documentários focados em temas sociais. A inauguração terá uma programação de curtas metragens, show de música, além da cerimônia de com a presença de representantes da cultura e do audiovisual. Vito Ribeiro, um dos idealizadores do projeto, comentou sobre a iniciativa.
“A Casa Doc destaca a importância do cinema como ferramenta de transformação social. Como mecanismo de visibilidade da memória popular, e da luta pela preservação do meio ambiente. Esperamos
fomentar um pólo audiovisual na Região Oceânica de Niterói para capacitação profissional na indústria do audiovisual, e distribuição de filmes”. disse.
O espaço tem gestão da plataforma de streaming Bombozila e é apresentado pelo Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado e pela Secretaria estadual de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Paulo Gustavo.
O evento de reinauguração da Casa Doc é gratuito e tem classificação indicativa de 16 anos. O espaço fica na Avenida Doutor Acúrcio Torres, 234, Piratininga, Niterói. O horário de funcionamento é das 18h às 22h.