Mais uma vez pelas redes sociais, o prefeito Eduardo Paes (PSD) acaba de anunciar, no início da tarde desta segunda-feira (16), que a deputada-delegada Martha Rocha, do PDT, será sua nova secretária de Assistência Social. É o segundo anúncio de hoje. Mais cedo, o prefeito confirmou a escolha de Otoni de Paula Filho para a Secretaria de Cidadania e Família, criada especialmente para agradar ao eleitorado evangélico.
Martha chegou a disputar a eleição para a Prefeitura do Rio, em 2020, contra Paes. Chegou em terceiro lugar, abaixo do atual alcaide e de seu antecessor, Marcelo Crivella (Republicanos). Na ocasião, a campanha eleitoral foi marcada por rusgas e alfinetadas entre os dois. Paes, depois, chegou a pedir desculpas a Martha — que participou ativamente da campanha pela reeleição, agora, em 2024.
Um detalhe no mínimo curioso é que o Rio terá, a partir de janeiro, uma policial de formação no comando das políticas de Assistência Social.
Dúvidas na reta final
A deputada chegou a tentar negociar uma indicação para a secretaria, enquanto ela continuaria na Assembleia Legislativa. Mas foi convencida — não só por Paes, como também por integrantes do seu partido — que seria mais interessante ter uma passagem pelo executivo antes de enfrentar, de novo, as urnas em 2026. A tendência é a disputa ficar ainda mais acirrada daqui a dois anos.