No último domingo (8), o prefeito Eduardo Paes (PSD) anunciou várias obras para revitalizar a região do sambódromo da Marquês de Sapucaí, como a demolição do Elevado 31 de Março. Ocorre que o deputado federal e candidato derrotado à prefeitura, Marcelo Queiroz (PP-RJ) está cobrando os créditos desse projeto.
Segundo o deputado, o objetivo, caso fosse eleito, era lançar um concurso em parceria com o CREA para eleger o melhor projeto de intervenção no local, visando dar mais igualdade à disputa entre as agremiações e melhorar a infraestrutura para os desfiles. Na época, Queiroz afirmou ainda que ia estudar se “suspendia o viaduto ou o transformava em mergulhão”.
De acordo com o projeto lançado por Paes, o sambódromo ganhará uma estrutura de logística atrás de cada módulo de arquibancada (exceto nos de número quatro e seis). Essa nova configuração permitirá, por exemplo, que cada um possa ser alugado independentemente para a realização de eventos culturais, festivos, de negócios, durante todo o ano.
O projeto inclui a demolição do Elevado 31 de março, a criação de um túnel sob a linha férrea, novos parques, prédios residenciais, museu do samba, sala de espetáculos e ampla reforma da Passarela do Samba.