A Cedae informou que o sistema Guandu será paralisado, nesta terça-feira (20), das 0h às 20h, para manutenção preventiva, modernização e ajustes operacionais. A interrupção temporária da produção de água afetará a capital do Rio e sete municípios da Baixada Fluminense: Duque de Caxias, São João de Meriti, Nova Iguaçu, Mesquita, Nilópolis, Belford Roxo e Queimados.
Durante o período, não haverá produção de água pelo sistema Guandu, responsável pelo abastecimento das regiões citadas. A medida, segundo a Cedae, permitirá a execução de obras, incluindo a instalação de macromedidores — equipamentos que medem grandes vazões de água, aumentando a precisão da medição e auxiliando no controle de perdas.
De acordo com Daniel Okumura, diretor de Saneamento e Grande Operação da Cedae, “esses serviços são essenciais para assegurar a continuidade da operação plena do sistema de produção de água”.
“Com eles, conseguimos identificar e corrigir falhas de forma preventiva, além de aferir com mais precisão o volume de água fornecido pela companhia às concessionárias”, destacou.
A companhia orienta que a população faça o armazenamento de água com antecedência e evite tarefas que exijam alto consumo durante o período de paralisação. A distribuição da água ficará a cargo das concessionárias Águas do Rio, Iguá e Rio+Saneamento, conforme as áreas de atuação.