O mercado da construção no Rio de Janeiro vai passar por uma grande transformação, com o lançamento da versão 4.0 do Licenciamento Integrado de Edificações (LICIN). Agora 100% digital, traz inovações, como o uso de inteligência artificial para formulários automáticos, além de audiências virtuais e atendimento remoto, prometendo agilizar ainda mais o processo de licenciamento de obras na cidade.
A novidade vai melhorar a eficiência e facilitar o processo para quem pretende investir no setor.
O anúncio foi feito pelo secretário de Desenvolvimento Urbano e Licenciamento do Rio, Gustavo Guerrante, no novo episódio do Sinduscast Rio, videocast do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-Rio) apresentado pelo presidente da entidade, Claudio Hermolin. Segundo Guerrante, a implementação da versão digital do LICIN vai destravar investimentos no setor imobiliário e acelerar o lançamento de novos empreendimentos, contribuindo para o crescimento do mercado.
Fator determinante para o fortalecimento do mercado imobiliário
Para Hermolin, a iniciativa é um grande avanço e tem o potencial de tornar o Rio ainda mais atrativo para os investidores. Ele destaca que a novidade já é considerada um “benchmarking” para outras cidades e será um fator determinante para o fortalecimento dos mercados imobiliário e da construção civil.
Assista aqui embaixo a entrevista completa com Gustavo Guerrante no Sinduscast Rio. Ela também está na principais plataformas de áudio: Spotify, Deezer e Amazon e no YouTube do Sinduscon-Rio.