Em homenagem aos 90 anos de nascimento da filósofa e antropóloga referência para o movimento de mulheres negras, Lélia Gonzalez, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) recebe o Projeto Memória, que discute a vida e obra de Lélia, a partir de segunda-feira (3). O evento receberá intelectuais como Sueli Carneiro e Conceição Evaristo, além da exposição Caminhos e Reflexões Antirracistas e Antissexistas.
No primeiro e segundo dias do Projeto Memória, haverá debates com as intelectuais, sempre de 18h às 22h, sobre o legado de Lélia e suas ideias. Para participar dos eventos, é preciso retirar o ingresso gratuito na bilheteria virtual do CCBB, com antecedência, no site bb.com.br/cultura, a partir das 9h de cada dia.
A mostra educativa, com a exibição do painel sobre a trajetória da ativista e do documentário com depoimentos de intelectuais e descendentes sobre sua importância, permanece em cartaz até 7 de abril, de 9h às 20h, com entrada franca.
Quem foi Lélia Gonzalez?
Lélia é uma das maiores pensadoras brasileiras e foi pioneira ao incluir o gênero no debate sobre racismo, mostrando como as mulheres negras são mais afetadas. Ela também propunha um feminismo afrolatinoamericano, protagonizado por mulheres indígenas e negras, que eram negligenciadas na agenda das feministas brancas.
Lélia também refletiu sobre a situação do negro na América Latina e colaborou na fundação do Instituto de Pesquisa das Culturas Negras (IPCN) e do Movimento Negro Unificado, que denunciavam o mito da democracia racial, pensamento comum entre intelectuais brasileiros da época, e cobravam políticas públicas para população negra.
Como uma grande pensadora da contemporaneidade, ela desenvolveu conceitos como “Améfrica” e “pretoguês”, mostrando como a língua portuguesa, no Brasil, recebeu influências africanas evidentes na ausência de consoantes como L ou R. Já no conceito de “amefricanidade”, ela defendeu as contribuições dos povos originários e da diáspora africana para as Américas, além de destacar as estratégias de resistência.
Programação
3 de Fevereiro
18h – Abertura da Mostra Educativa (Foyer Cinema II)
18h30 – Exibição de vídeo institucional e documentário sobre Lélia Gonzalez (Teatro II)
19h05 – Abertura do Seminário (Teatro II)
19h20 – Painel I – A Influência de Lélia Gonzalez na Luta Antirracista e Antissexista (com Fátima Lima, Jurema Batista, Elizabeth Viana e Patrícia Marins)
21h30 – Apresentação cultural (Espaço Conceito BB RJ)
22h – Encerramento
4 de Fevereiro
18h – Visitação à Mostra Educativa (Foyer Cinema II)
18h30 – Exibição de vídeo institucional e documentário sobre Lélia Gonzalez (Teatro II)
19h05 – Abertura do Seminário (Teatro II)
19h20 – Painel II – O Pensamento Decolonial de Lélia Gonzalez e sua contribuição para a Educação (com Melina de Lima, Sueli Carneiro e Conceição Evaristo)
21h30 – Apresentação cultural (Espaço Conceito BB RJ)
22h – Encerramento
Mostra Educativa Lélia Gonzalez – Caminhos e Reflexões antirracistas e antissexistas
De 03/02 a 07/04
De quarta a segunda, 9h às 20h
Não é necessária a retirada de ingressos
Classificação: livre.
A mostra educativa apresenta 18 painéis representando o legado da autora.
O CCBB fica na Rua Primeiro de Março, nº 66, no centro do Rio.
Com Agência Brasil.