A Justiça Eleitoral mandou o influenciador digital Valcir Pinheiro da Silva, o “Valcir de Magé”, remover de suas redes sociais um vídeo no qual realizava uma ação em um supermercado utilizando adesivo de campanha do prefeito e candidato à reeleição Renato Cozzolino (PP). A decisão atende à ação movida pela Federação PSOL-REDE.
De acordo com a petição em face do influencer e do supermercado Rio Sul, feita pela advogada Priscilla Sodré do escritório Cittadino, Valcir presenteava uma pessoa aleatória com todos os produtos que conseguisse selecionar em um minuto. No entanto, o uso do adesivo com os nomes de Cozzolino e do candidato a vereador Felipe Menezes (SDD) configuraria propaganda ilícita.
O post foi publicado em colaboração entre os perfis de Valcir e do Supermercado. A juíza Juliana Andrade Barichello, da 110ª Zona Eleitoral de Magé, aceitou pedido de liminar para que o influenciador e o estabelecimento removessem o conteúdo, o que já foi feito. “Ante o exposto, recebo a presente representação, defiro o pedido liminar e determino a intimação dos representados”, escreveu.