Já está em funcionamento a plataforma Compre.Rio, iniciativa que permite aos pequenos empreendedores vender seus produtos de maneira fácil e direta na internet, sem o pagamento de taxas. No novo shopping do carioca, os trabalhadores de economia solidária podem criar uma lojinha para comercializar seus produtos de maneira conveniente e eficiente.
O site divide os itens em categorias, como decoração, artigos para casa, moda, alimentos, pescados, cosméticos. O consumidor também pode fazer busca por faixa de preço e até mesmo fazer uma pergunta ao vendedor, como de praxe em plataformas existentes.
Artesã há mais de cinco anos, tendo na economia solidária sua principal fonte de renda, Maria Eulália Almeida Melo diz que a plataforma de venda online é um campo infinito para os empreendedores:
“A gente espera que essa iniciativa seja muito próspera, que possa levar a nossa arte a novos lugares, valorizar o artesanato e multiplicar as nossas vendas. Nas feiras, temos um bom público, mas é limitado. Hoje, a venda online está ganhando muito espaço, quase que dominando. Para o artesão, essa é uma novidade que cria uma expectativa para aprendermos mais e mostrarmos aquilo o que a gente faz”, comemora Maria
Para a realização do projeto foi firmado um acordo de cooperação técnica entre a Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Solidário, e a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar). Além disso, os Correios serão parceiros na distribuição dos produtos da plataforma, facilitando o acesso dos consumidores aos produtos oferecidos.
“Essa plataforma é dinâmica, dentro dos padrões do mercado e a custo zero para o artesão e o comerciante local. Seremos o braço logístico, com entregas de qualidade e dentro do prazo”, explica o superintendente dos Correios, Paulo Penha.