O uso de inteligência artificial no setor da construção civil pode levar as construtoras a um aumento de 71% no faturamento até 2050. Hoje, 80% das empresas já adotam a tecnologia, sendo que 60% a utilizam para fortalecer a segurança virtual e 40% para a pesquisa de dados, o que ajuda a otimizar processos de planejamento e análise de mercado.
Os números são do novo episódio do Sinduscast Rio, videocast do Sindicato da Construção Civil. Claudio Hermolin, presidente do Sinduscon-Rio, recebeu o CEO da Morada.ai, Ramon Azevedo — eleito um dos 10 profissionais mais influentes no uso de tecnologia e inovação no mercado imobiliário brasileiro. Em pauta, o impacto positivo que a IA traz para a dinâmica das empresas de construção e para o mercado imobiliário.
Ramon explica, por exemplo, como as ferramentas de inteligência artificial tornam a coleta e a análise de informações mais rápidas e precisas, oferecendo uma vantagem competitiva ao reduzir custos e melhorar a tomada de decisões.
Inteligência artificial: dezenas de projetos a jato com análises de viabilidade econômica
Quando aplicada na prática, a IA tem a capacidade de entregar dezenas de projetos em até cinco minutos, de acordo com as especificações desejadas. A ferramenta também permite a análise de viabilidade econômica para um cada um deles — o que altera significativamente processos que antes tomavam semanas ou meses.
Um exemplo trazido por Ramon é a análise e aquisição de terrenos: enquanto um time humano anteriormente levava até dois meses para avaliar uma área, a IA consegue gerar propostas completas em 30 minutos ou até mesmo no dia seguinte, aumentando a velocidade e a precisão das decisões.
Assista aqui à entrevista completa com Ramon Azevedo no Sinduscast Rio, disponível também nas principais plataformas de áudio, como Spotify, Deezer e Amazon, e no YouTube do Sinduscon-Rio.