O Shopping Tijuca confirmou, manhã deste sábado (3), que duas pessoas morreram no incêndio que começou em um aparelho de ar condicionado na loja de móveis Bell’art, localizada no subsolo, na noite de sexta-feira. O fogo foi notado por volta das 18h20 e mobilizou bombeiros de 15 quartéis.
As duas vítimas eram funcionárias do Shopping Tijuca e atuaram no local antes da chegada do Corpo de Bombeiros. Durante a noite, os militares socorreram um homem, que foi levado para o Hospital Souza Aguiar, mas chegou morto à emergência. No início da madrugada, os bombeiros confirmaram que encontraram o corpo de uma brigadista próximo ao local do incêndio.
“Uma delas (estava) bem próximo ao foco original, no mezanino da loja, onde começou o fogo, e a segunda vítima (foi localizada) no térreo. Provavelmente desceu, tentou realizar o escape, mas não conseguiu. O fogo se concentra no subsolo do shopping numa loja com material de fácil combustão com artigos diversos de decoração, como colchões. Isso dificultou muito o trabalho de fazermos a exaustão da fumaça. Nossos bombeiros tiveram um trabalho hercúleo, de muita técnica de forma que não deixasse que esse fogo se propagasse e aí sim poderia ser uma grande tragédia”, explicou o coronel Luciano Sarmento, subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros.
Na manhã deste sábado, a corporação também informou, por meio de uma nota à imprensa, que o incêndio aconteceu em uma área de difícil acesso, o que dificultou o trabalho dos militares. O uso de equipamentos específicos para respiração e proteção autônoma foi necessário, além do revezamento entre as equipes ao longo do combate ao incêndio.
Shopping Tijuca lamenta mortes de funcionários e não abre neste fim de semana
O Shopping Tijuca lamentou as mortes dos funcionários da brigada de incêndio Anderson Aguiar do Prado e Emellyn Silva Aguiar Menezes em um comunicado enviado à imprensa e confirmou que permanecerá fechado ao logo do fim de semana.
“É com pesar e consternação que o Shopping Tijuca confirma o falecimento de dois de seus colaboradores, durante o combate ao incêndio na loja Bellart. Neste momento de dor, nos solidarizamos com familiares e amigos e nos empenhamos em prestar todo o apoio necessário. A equipe atuou prontamente para conter a situação e cumpriu o protocolo de emergência com a devida evacuação de visitantes e lojistas em segurança. O Corpo de Bombeiros segue no local trabalhando no rescaldo e as causas do incêndio estão sendo investigadas. O shopping permanecerá fechado por todo o fim de semana”, diz a nota.
O Corpo de Bombeiros continua atuando para o resfriamento do local. O incêndio está controlado e não tem possibilidade de propagação. Ainda há muita fumaça saindo do shopping e a operação não tem previsão de término.


Mas morreram de inalação ou queimadura??