O governo do estado inicia, na próxima quarta-feira (12), a nova fase na operação do transporte aquaviário do Rio de Janeiro. O consórcio Barcas Rio, vencedor da licitação promovida pela Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram), em novembro de 2024, vai atuar sob o modelo de prestação de serviço, em que é remunerado a partir de um cálculo sobre as viagens atuais, e não mais pela tarifa paga pelos passageiros.
A mudança reduz o impacto para a população sobre possíveis reajustes da tarifa. O governo também terá maior controle, podendo interferir diretamente no serviço ofertado pelo sistema aquaviário, que transporta mais de 40 mil pessoas por dia.
Substituição dos cartões unitários
Segundo o governo do estado, a transição ocorrerá sem alteração na rotina do passageiro: as linhas e grades de horários atuais serão mantidas, assim como a forma de pagamento pelo cartão Riocard. No entanto, com algumas novidades. A Riocard Mais implementou um novo método de pagamento para os usuários das barcas: o QR Code. O sistema irá substituir os cartões unitários.
A novidade permite que o passageiro escolha entre o pagamento digital, por meio de um código gerado no celular, ou o QR Code impresso, que pode ser adquirido nas bilheterias e nas máquinas de recarga sinalizadas. O sistema é compatível com dispositivos Android e iOS e, para utilizá-lo, o usuário precisa ter o aplicativo Riocard Mais instalado, estar conectado à internet e ter saldo suficiente no Cartão Digital.
Além desta nova modalidade de pagamento, também será possível usar nas barcas os cartões e acessórios recarregáveis da Riocard Mais, além do cartão bancário (débito e crédito).
Tarifa social de Charitas
A Setram e a Prefeitura de Niterói definiram que o convênio que vai viabilizar a redução da tarifa da linha Charitas x Praça XV será assinado no dia 12 de fevereiro, mesmo dia do início da operação do novo consórcio. A data em que a nova tarifa, de R$ 7,70, entrará em vigor será divulgada em breve.
As equipes técnicas ainda fazem os últimos ajustes operacionais para que o embarque dos passageiros no trecho (ida e volta) transcorra com tranquilidade e segurança. Enquanto isso, a tarifa cobrada seguirá no valor de R$ 21.
A partir do próximo dia 12, todas as informações operacionais do transporte aquaviário poderão ser consultadas no site www.barcasrio.com.br.