O governo do estado divulgou nesta quarta-feira (19), em coletiva realizada no Centro Integrado de Comando e Controle, na Cidade Nova, novas ações coordenadas pelas secretarias estaduais de Saúde, Governo, Corpo de Bombeiros, Educação e Cedae para reduzir o impacto das altas temperaturas nos últimos dias no Rio.
O comandante geral do Corpo de Bombeiros diz que a situação é “atípica”. Os atendimentos e salvamentos nas praias registraram 120% de aumento. Os incêndios florestais, por sua vez, cresceram em mais de 370%, comparando com a mesma época do ano passado.
Risco para saúde
Ainda na coletiva, o governo do estado divulgou que, caso a umidade do ar chegue ao nível inferior aos 12%, será emitido um alerta para a população, através da Defesa Civil. O aviso servirá para orientar os cidadãos, sobretudo, para que evitem atividades ao ar livre.
A secretária de saúde Cláudia Mello disse que há um estudo em andamento para apurar a relação do aumento de mortes com o calor. Pessoas que trabalham ao ar livre ou em ambientes fechados estão mais propensos a sofrer casos graves de problemas de saúde.
No mês de janeiro, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da capital registrou uma média de 34% de aumento nas ligações recebidas durante os dias mais quentes. Entre 1º e 30 de janeiro, o serviço atendeu, em média, 1.775 ligações diárias, já entre 16 e 22 de janeiro, quando os termômetros subiram, a média chegou a 2.379 chamadas por dia. No período, as principais queixas foram sintomas neurológicos, cardiovasculares e quedas.
Cedae instala pontos de hidratação — até para os pets
A Cedae, por sua vez, garantiu que todos os sistemas estão normais, e que nenhuma intercorrência aconteceu nos últimos 30 dias. No entanto, o representante atribuiu os “eventuais problemas” de abastecimento ao aumento do consumo dos usuários, diante das altas temperaturas.
Com o calor extremo no Rio de Janeiro, a Cedae começou a oferecer água gelada de graça em locais de grande circulação na cidade. A ação começou às 16h de segunda-feira (17). Além do Centro, os pontos de hidratação estarão em Bangu, Irajá, Madureira, Cinelândia e Praça Quinze, das 8h às 19h de terça-feira (18) até sexta-feira (21).
Os animais de estimação, como cães e gatos, também ganharam um alívio. Os pontos de hidratação para os pets começaram a funcionar nesta quarta, das 8h às 17h. A iniciativa também segue até até sexta.