A Secretaria de Ordem Pública (Seop), em parceria com a Polícia Civil, demoliu, na manhã desta quinta-feira (20), construções irregulares que funcionavam como ferro-velho e depósito na Rua São Francisco Xavier, no Maracanã, Zona Norte do Rio. Segundo a prefeitura, o prejuízo estimado para os responsáveis é de R$ 1,5 milhão.
O local, que ocupa cerca de 1.000 m² de área pública, estava situado em uma região sob influência do crime organizado e havia sido construído sem qualquer autorização da prefeitura, funcionando sem os alvarás necessários.
A operação, realizada em conjunto com a 20ª DP (Vila Isabel), que já investigava o local, resultou na apreensão de cerca de 15 quilos de cobre com origem desconhecida, além de duas papeleiras da Comlurb e aproximadamente 200 cordões de crachá da Secretaria de Saúde.
Recentemente, a Seop elaborou um relatório de inteligência que revelou intensa movimentação no local durante a noite e madrugada. O levantamento apontou a compra ilegal de cobre e uma grande concentração de usuários de drogas, especialmente à noite. Além disso, foi identificada uma janela entre o ferro-velho e o imóvel vizinho, por onde materiais e dinheiro eram passados através de uma caçamba.
Outras operações no local
Este estabelecimento já havia sido alvo de quatro operações anteriores da Seop, com apreensões de bens públicos, máquinas caça-níquel, 50 quilos de cobre, mais de 400 papelotes de crack e 30 de cocaína. Em uma dessas operações, o local chegou a ser interditado.