Três praças tiveram a energia cortada pela Light em Belford Roxo, na Baixada, por falta de pagamento por parte da prefeitura, na manhã desta quinta-feira (31). Durante a ação, técnicos flagraram ligações clandestinas nos locais, popularmente chamadas de “gatos”.
As praças que tiveram a interrupção foram a Eliaquim Batista, do Carecão e Heliópolis. As três estavam no grupo de cinco praças que tiveram a energia cortada, na semana passada, pelo mesmo motivo. A TV Globo divulgou inicialmente a informação.
Segundo a Light, a dívida do município é de aproximadamente R$ 20 milhões. No entanto, a empresa, de novembro de 2023 a setembro de 2024, afirma ter repassado à prefeitura R$ 24,5 milhões referentes à Cosip, que é a taxa de iluminação pública cobrada nas contas.
Desse modo, na concepção da empresa, não haveria motivo para a dívida exisitr. Até porque a legislação determina que o valor arrecadado pela Cosip seja destinado exclusivamente ao custeio de energia elétrica. Apesar do corte, serviços essenciais de saúde, educação e segurança tiveram a luz mantida.
Prefeitura diz ter buscado negociação
A Prefeitura de Belford Roxo afirmou à reportagem que tentou parcelar a dívida, mas a Light não aceitou a proposta. Também disse não ter orientado nenhuma de suas equipes a fazer a ligação clandestina. A concessionária, por sua vez, também não conseguiu identificar os autores dos “gatos”.
Por fim, o município admitiu que a empresa procurou o prefeito Waguinho (Republicanos), na última quarta (30), mas este está em viagem a Brasília/DF. Destacou que o mandatário aguarda por novo contato da companhia. O governo municipal, no entanto, não explicou o que motivou a dívida.