A juíza Daniela Ferro Affonso, da 199ª Zona Eleitoral de Niterói, multou em R$ 5 mil o deputado estadual Vitor Júnior (PDT) por acusar de racismo o candidato a prefeito Carlos Jordy (PL). O bolsonarista disputa o segundo turno da eleição municipal contra Rodrigo Neves (PDT), correligionário do parlamentar da Alerj.
Segundo a ação movida pelo candidato a prefeito, Vitor Junior acusou de racismo ele e o irmão, o deputado estadual Renan Jordy (PL), em discurso na sede de um clube da cidade, cujo vídeo foi divulgado no Instagram. A Justiça Eleitoral já havia determinado anteriormente a retirada da postagem do ar e concessão de direito de resposta.
“A utilização de mensagem ambígua e ofensiva leva o eleitor a crer que o “Jordy” mencionado no vídeo é o próprio candidato, contudo se refere a seu irmão. A conduta ora impugnada desborda das críticas aceitáveis em uma disputa eleitoral, eis que confunde e prejudica a candidatura do representante quando lhe atribui conduta delituosa da qual não se tem notícia ser verídica”, escreveu a magistrada.