Dois depósitos de bebidas em condições insalubres foram multados, nesta segunda-feira (10), na Lapa, no Centro do Rio. Segundo a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) e a Vigilância Sanitária, um dos estabelecimentos foi interditado, e um terceiro, que também foi vistoriado, já não estava em funcionamento.
O depósito interditado, localizado na Travessa do Mosqueira, nº 4, operava sem alvará e sem licença sanitária vigente. No local, os agentes encontraram péssimas condições de higiene, fezes de roedores, presença de animais domésticos e fiação exposta. O espaço também foi autuado por fabricar gelo impróprio para o consumo.
A operação teve início por volta das 8h30 e foi motivada por denúncias recebidas pela Seop. Outro estabelecimento, situado na Rua Visconde de Maranguape, nº 19, também foi multado por manter o ambiente em condições insalubres, com acúmulo de objetos inservíveis, desorganização e armazenamento de gelo sem procedência.
Agentes recolhem mais de 200 garrafas em depósitos de bebidas
Ao todo, os agentes apreenderam 28 engradados de bebidas, uma máquina de gelo, 280 garrafas de bebidas destiladas armazenadas de forma irregular, 800 latas e garrafas de outras bebidas diversas, além de um carrinho de carga, três grades de ferro e duas placas de publicidade. Quatro motocicletas também foram removidas para o depósito público de veículos.
“Ações como essa visam cuidar do cidadão carioca. O objetivo é evitar que as pessoas consumam produtos fabricados e armazenados em péssimas condições. A Seop e o IVISA-Rio serão cada vez mais rigorosos neste tipo de fiscalização”, destacou o secretário de Ordem Pública, Marcus Belchior.
A operação contou com o apoio de caminhões da prefeitura. Agentes da Coordenadoria Técnica de Operações Especiais (Coope) também removeram coberturas irregulares instaladas pelos depósitos, que avançavam sobre o passeio público. A Guarda Municipal participou da ação.


08:30 hs ??? Será que foram lá de manhã! Essa ” fiscalização ” tem que ser feita à noite.