Foi aprovada em discussão única, na sessão desta quarta-feira (19) na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), a concessão da Medalha Tiradentes, maior honraria do parlamento, ao prefeito de Duque de Caxias, Netinho Reis (MDB). A proposta é de autoria do deputado Rosenverg Reis, também do MDB, tio de Netinho, e também irmão do atual secretário estadual de transportes Washington Reis.
No entanto, esta não é a primeira vez que familiares trocam homenagens na Alerj. Ano passado, o deputado Renan Jordy (PL) apresentou um projeto para homenagear seu irmão e mentor político, o deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ), com uma Medalha Tiradentes. A proposta também foi aprovada pelo parlamento.
Casos de família
Carregar o legado do sobrenome Reis pode até render honrarias, mas também deixa espaço para críticas. Apesar de aprovada, a proposta de Medalha recebeu voto contrário da bancada do PSOL, representada pelo deputado Flavio Serafini, além de abstenções do PT e PCdoB. Em sua fala, Serafini justifica que a família Reis “destruiu o plano de cargos e salários dos servidores da Educação de Duque de Caxias”.