O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio (CREA-RJ) determinou a apuração imediata das circunstâncias da queda de um andaime neste sábado (7) em Copacabana, na Zona Sul do Rio, que causou um óbito. Equipes de fiscalização do Conselho visitaram o espaço no mesmo dia.
De acordo com o CREA, a fiscalização constatou que as duas empresas envolvidas na obra possuem responsáveis técnicos devidamente registrados no Conselho, com Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs) emitidas e em vigor. Apesar disso, as causas do acidente ainda não foram identificadas.
Em nota, o Conselho afirmou que “ainda não é possível informar as causas do acidente, uma vez que não há conclusão do trabalho de perícia da polícia técnico-científica”.
Fiscalização aponta que andaime estava sendo movimentado no momento do acidente
Durante a vistoria no local, a equipe do CREA apurou que a empresa responsável pela obra realizava a movimentação do andaime, que estava montado desde novembro. Segundo o Conselho, será enviado ofício ao condomínio onde ocorre a obra e à Polícia Civil para ter acesso ao relatório da perícia assim que o documento for finalizado.
As informações levantadas pela fiscalização serão reunidas em um relatório técnico, que irá apontar eventuais responsabilidades pelo incidente. O material será encaminhado às câmaras especializadas de engenharia do CREA, que vão analisar se há elementos para a abertura de processo ético contra as empresas ou seus responsáveis técnicos.
Caso seja instaurado, o processo pode resultar em medidas cautelares, incluindo a suspensão temporária dos registros das empresas envolvidas e de seus responsáveis técnicos junto ao Conselho.


O CREA só serve pra isso, aparece depois que alguma coisa acontece. É uma entidade de pouca serventia, a única coisa que faz bem é cobrar dos trabalhadores e mais nada. Taxa pra tudo.