A Corregedoria Geral Unificada (CGU) da Secretaria de Segurança abriu, nesta segunda-feira (25), um inquérito que pode resultar na demissão dos delegados Rivaldo Barbosa e Giniton Lages e o comissário Marco Antônio de Barros Pinto. O processo administrativo disciplinar foi publicado em Diário Oficial extraordinário.
Barbosa é apontado como o mentor do assassinato da vereadora, e os outros dois por terem obstruído as investigações para proteger os irmãos Domingos e Chiquinho Brazão, apontados como mandantes do assassinato e presos neste domingo (24).
Os três policiais civis já haviam sido afastados das funções públicas por uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). Barbosa, também preso na operação deste domingo, está no presídio federal de Brasília, enquanto Giniton e Marco Antônio foram alvos de busca e apreensão e estão obrigados a usar tornozeleira eletrônica.
Rivaldo Barbosa tomou posse como delegado um dia antes do crime. Ele é acusado de ter tido “relações indevidas” com os irmãos Brazão, além de deter o controle de todo o processo de execução.
Já Giniton Lages foi primeiro encarregado do caso por estar à frente da Delegacia de Homicídios da Capital (DHC) na época, e teria desviado o curso das investigações. Marco Antônio de Barros Pinto, por sua vez, atuava com Lages, e teria utilizado de depoimentos falsos e outras manobras para desviar a atenção das autoridades.
A Corregedoria solicitou acesso integral ao inquérito da Polícia Federal sobre as mortes de Marielle e do motorista Anderson Gomes, que teve o sigilo quebrado pelo ministro Alexandre de Moraes.
Fora de universidade
O delegado Rivaldo Barbosa já foi demitido da Universidade Estácio de Sá, onde era professor de Direito desde 2003 e coordenador adjunto do curso desde 2022.
Em nota, a instituição informou que Barbosa não faz mais parte de seus quadros, e que “já foram tomadas todas as medidas necessárias para sua substituição e para a continuidade das aulas”.
Os caras estudam para passar em um concurso difissilimo e joga tudo fora por dinheiro facil!! Se ele parar para pensar não vale apena.