A Prefeitura do Rio iniciou a primeira fase de testes de um ônibus 100% elétrico na linha 28 (Pingo D’Água x Terminal Curral Falso) do sistema Conexão BRT. O objetivo é avaliar o desempenho do veículo e da tecnologia em condições reais de operação.
Essa demonstração visa fornecer dados para a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) para o futuro da eletrificação da frota de ônibus da cidade. O veículo em teste é da empresa TEVX Motors Group (marca Higer), selecionada por meio de chamamento público realizado em setembro de 2025.
Além do fornecimento do ônibus, a empresa é responsável pela disponibilização da infraestrutura necessária para recarga e manutenção durante o período de testes, que terá duração de 30 dias. O ônibus é do modelo “padron”, de piso baixo e apresenta padrão visual similar aos veículos da Mobi-Rio.
Nas próximas semanas, um segundo ônibus 100% elétrico, da empresa SNH (marca Ankai), será incorporado à frota do serviço Conexão BRT para um período de testes, também com duração de 30 dias. O ciclo de testes com veículos elétricos, estabelecido pela SMTR, segue até o dia 30 de abril. Até essa data, outras empresas interessadas poderão participar da fase de avaliações.

