Com a presença do presidente Lula, a Prefeitura do Rio inaugurou, nesta sexta-feira (23), o Terminal Intermodal Gentileza (TIG). A operação parcial do integrador, que conecta o BRT Transbrasil, o VLT e linhas de ônibus, começa neste sábado (23).
“O povo não pode ficar dependendo de transporte que leva 2h30 para chegar ao trabalho. Quando eu venho inaugurar um terminal com o nome de Gentileza, a gente pode dizer que, finalmente no Rio de Janeiro, o amor venceu o ódio. Que vocês possam desfrutar desse terminal de múltiplos meios de transporte para que possam chegar mais cedo em casa”, afirmou Lula.
O TIG integra três modais: o novo BRT Transbrasil (que também começa nesse sábado após 7 anos), as linhas 1 e 4 do VLT e 14 linhas de ônibus municipais regulares. A estimativa é que mais de 150 mil pessoas passem pelo terminal todos os dias.
As obras do TIG foram feitas em uma área de 77 mil metros quadrados. O equipamento possui dois andares. O térreo é dedicado à chegada de todos os modais. Na parte superior, estão bilheterias, banheiros, 80 lojas e a sala de espera para o serviço especial TIG/Aeroporto Internacional do Galeão (GIG). O terminal é totalmente acessível. São três passarelas (Rodoviária, Rua São Cristóvão e Avenida Brasil) e mais um acesso pela Avenida Francisco Bicalho.
Integração entre modais
O início da primeira fase de implantação do BRT Transbrasil inicia neste sábado com o trajeto entre Penha e Gentileza, no horário restrito das 12h às 14h.
O novo corredor expresso BRT Transbrasil, na Avenida Brasil, é composto por 18 estações e dois terminais, conectando Deodoro, na Zona Oeste, ao Centro do Rio, na Região Portuária, próximo à Rodoviária do Rio.
A partir deste sábado, também haverá uma linha executiva para o Aeroporto do Galeão, todos os dias, das 6h à meia-noite, com intervalos de 20 minutos. Os ônibus terão bagageiro, e uma sala de espera ficará à disposição dos passageiros no Terminal Gentileza. A passagem custa R$ 15.
Já a Linha 1 do VLT, que parte do Aeroporto Santos Dumont, foi expandida e chegará ao TIG. Em março, entra em operação a Linha 4, que leva passageiros de lá até a Praça XV, onde está a estação das barcas.
Linhas de ônibus municipais
Das 14 linhas de ônibus municipais previstas para operar dentro do Terminal Intermodal Gentileza, inicialmente, cinco linhas municipais que tinham como destino o entorno da rodoviária já estarão operando no local neste sábado (24/2). São elas:
– Linha 104 (São Conrado – Terminal Gentileza)
– Linha 133 (Largo do Machado – Terminal Gentileza)
– Linha 301 (Terminal Gentileza – Barra da Tijuca)
– Linha 302 (Terminal Gentileza – Terminal Alvorada)
– Linha 353 (Praça Seca – Terminal Gentileza)
A partir de 16 de março, outras cinco linhas municipais passam a operar no TIG. São elas:
– Linha 108 (Terminal Gentileza – Jardim de Alah)
– Linha 110 (Terminal Gentileza – Jardim de Alah)
– Linha 112 (Terminal Gentileza – Alto da Gávea)
– Linha 606 (Terminal Gentileza – Engenho de Dentro)
– Linha SV 606 (Terminal Gentileza – Engenho de Dentro)
Os pontos de ônibus dessas linhas nas ruas Comandante Garcia Pires e General Luís Mendes de Moraes e na Praça Marechal Hermes serão desativados.
Restrições à circulação de caminhões na Avenida Brasil
A partir de 16 de março, serão implantadas restrições à circulação de caminhões em trechos da Avenida Brasil, para evitar retenções em alguns trechos e faixas de horário.
Pista Central em ambos os sentidos no trecho entre Irajá e Caju – todos os dias, das 4h às 22h
Pista Lateral sentido Centro, entre Irajá e Caju – dias úteis, das 5h às 9h
Pista Lateral sentido Santa Cruz, entre Caju e Ramos – dias úteis, das 16h às 20h