A luz de alerta foi acesa pela primeira pesquisa Quaest sobre as intenções de voto em Duque de Caxias, divulgada na manhã do último dia 20.
De acordo com o levantamento, o ex-prefeito José Camilo Zito (PV) largou na frente, com 40% dos votos. Em segundo, veio o pré-candidato da família Reis — que comanda a prefeitura há mais de uma década — Netinho (MDB), com 23%. Diante deste cenário, cresceu a importância de Celso do Alba, do União Brasil, que alcançou a terceira posição, com 8%.
Caxias, o reino do nervosismo
Desde a semana passada, o pessoal da Assembleia Legislativa e do Palácio Guanabara começou a ver os Reis mais nervosos. Na última terça-feira (25), o sempre comedido deputado Rosenverg Reis (MDB) até bateu boca com o pré-candidato do União no Rio, Rodrigo Amorim.
Nas Laranjeiras, o primeiro escalão acompanha a movimentação do secretário de Transportes, Washington Reis (MDB), na tentativa de fazer o governador Cláudio Castro (PL) interceder a favor de Netinho. As péssimas línguas afirmam que Castro, que de bobo não tem nada, vai ouvir — mas não vai se meter com o presidente do União no Rio, o poderoso presidente da Assembleia Legislativa, Rodrigo Bacellar.
E olha que a campanha nem começou.