O multi-instrumentista de sopros, arranjador e compositor carioca Carlos Malta apresenta seu show Pimentinha, nesta quinta-feira (31), a partir das 20h na Casa Tao Brasil, na Lapa. O espetáculo é fruto de duas obras que lançou em homenagem à Elis Regina – uma de suas fontes de inspiração, pela excelência e ousadia.
São elas o álbum PIMENTA, gravado em 2000 sobre temas consagrados na voz da cantora e que agora em janeiro de 2024 chegou às plataformas digitais; e “Pimentinha sessions”, gravado em novembro de 2023 com lançamento digital em 07 de junho de 2024.
Originário do grupo de Hermeto Pascoal, com quem se apresentou mundo afora e gravou cinco álbuns, ele próprio artista principal em outros 25 discos e criador de grupos inovadores como Pife Muderno e Coreto Urbano, ou seja, um inventor musical constante, Carlos Malta teve em PIMENTA um dos pontos altos da sua intensa inventividade, e com Pimentinha Sessions, sua continuação, não foi diferente, como a provar que qualquer música pode, sim, ser brasileira, clássica e jazzística. Depende apenas do tempero, da pimenta que se ponha nela.
Jazz de qualidade
PIMENTA é considerado por muitos especialistas e público um dos melhores álbuns de jazz já gravados no Brasil. Uma geração depois, nasce Pimentinha Sessions, e a intenção é “renovadora”, Malta escolheu a dedo uma banda de músicos bem mais novos para gravar e circular com este projeto e o resultado faz jus à ousadia.
“Promover a circulação desse som, trazer a memória da Elis para as novas gerações, reforçar a natureza das canções, a beleza da harmonia, a coisa interessante do ritmo, as melodias rebuscadas. Era isso que Elis buscava no seu trabalho de interpretação e é isso que estamos buscando com este projeto. Levar esse som ao público. Pimenta Pimentinha vamos todos Pimentar”, brica Carlos Malta. “Afinal, redescobrir músicas feitas há tanto tempo no repertório de uma cantora que já se foi também há tempos, e apresentá-las assim tão novas e cheias de ideias, também é uma forma de se dialogar com a eternidade”, completa.
O show
PIMENTA Pimentinha, com 90 minutos de duração, é um tributo emocionante e inovador e na Casa Tao o som é acústico, uma rara experiência musical na atualidade. Acompanhado por duas gerações e distintas formações de instrumentistas, todos jazzísticos, Carlos Malta passeia por sua vasta gama de instrumentos de sopro, esbanjando técnica e inventividade. Em cada música, cuidadosamente alterna seus instrumentos num jogo fascinante de timbres e de possiblidades musicais.
Embora o repertório traga temas muito conhecidos, Carlos Malta e banda justamente inovam ao redimensioná-los de forma jazzística (ou seja, livre), clássica (depurada pelo tempo) e muito brasileira. Trazem em cada tema timbres, variações rítmicas e harmônicas, improvisos e novidades escondidas nas canções.
O show reúne a grandeza da artista completa que é Elis Regina com a potência e originalidade de Carlos Malta e os artistas de diferentes gerações que estão com ele neste projeto. Temos Carlos Malta (64) nos múltiplos sopros, o pianista Antonio FischerBand (25), Fofo Black (38) na bateria, Giordano Gasperin (33) no baixo, Haroldo Eiras (27) na guitarra, e Tunico (27) no saxofone.
Além da jovem banda, o show contará também com participações especiais de músicos que gravaram o álbum PIMENTA e que tocam há mais de 30 anos com Malta, os veteranos Augusto Mattoso no contrabaixo acústico e Cliff Korman no piano.