Os vereadores do Rio gostaram da brincadeira de redesenhar a cidade. Depois de criar o bairro Argentino, na Zona Norte, os nobres podem agora separar o Merck da Taquara, na Zona Sudoeste. Um projeto de lei complementar, apresentado pelo vereador Flávio Pato (PSD) à Câmara do Rio, propõe a criação do novo bairro na região administrativa de Jacarepaguá.
A notícia foi publicada pelo “Diário do Rio”, que destacou o fato de o PL ainda aguardar o parecer de três comissões para ser levado à votação em plenário.
O trecho foi batizado com esse nome por causa da Companhia Merck S.A., empresa alemã que operou uma fábrica do setor farmacêutico na região entre 1974 e 2011. Segundo o autor, criar o bairro Merck seria uma maneira de “reconhecer sua história contada ao longo do tempo”.
Merck incluiria região do conjunto e da praça
O território do novo bairro começaria em um conjunto habitacional na Estrada dos Bandeirantes 1099, conhecida popularmente como “Conjunto da Merck”. Seriam incluídas as ruas Carlos Palut, Frei Luiz Alevato, Ruy de Andrade, Oton Leonardos, José Perigault, Aristoteles de Souza Dantas, Rui Gomes de Almeida, Dr. Quintana e Milton Martins dos Santos.
O último bairro criado no Rio foi o Argentino, na Zona Norte, oficializado em maio deste ano com a sanção do prefeito Eduardo Paes (PSD). Antes, a região era parte de Brás de Pina; com a separação, o Argentino se tornou o menor bairro da cidade, composto por apenas quatro ruas.