O fim de semana será de temperaturas mais baixas e chuva forte no Rio. Logo, rolés ao ar livre, ou mesmo sair de casa, em algumas regiões, pode ser um desafio. Pensando nisso, o Bora Lá dessa semana destaca atividades que podem ser realizadas sem risco de se molhar, nem necessidade de guarda-chuva.
A lista começa com uma grande estreia nacional. O vencedor do Oscar “Ainda estou aqui” chega ao streaming da Globoplay neste domingo (06), resolvendo o problema daqueles que não conseguiram conferir o filme de Walter Salles na tela grande.
Teatro também é uma boa pedida para um fim de semana chuvoso. Este domingo é a última oportunidade para assistir a peça “Vinte!”, em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), no Centro do Rio. Já para os cinéfilos que não querem ficar de molho no sofá de casa, a mostra “macaBRo – Horror Brasileiro Contemporâneo: Parte 2, na Caixa Cultural”, oferece uma curadoria apurada, sobretudo aos amantes do Terror.
‘Ainda estou aqui’ sem pegar chuva
Estrelado por Fernanda Torres, “Ainda estou aqui” é inspirado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva. Após ficar em cartaz por quase sete meses nos cinemas, os assinantes da plataforma de streaming da Globo vão poder encontrar o longa no catálogo do Globoplay, a partir de domingo.
O filme conta a história real de Eunice Paiva (papel de Fernanda Torres), advogada e ativista que passou 40 anos procurando a verdade sobre o desaparecimento de seu marido, Rubens Paiva (Selton Mello). O ex-deputado federal foi assassinado pela ditadura militar.
Além de vencer a categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar, “Ainda estou aqui” também concorreu em Melhor Atriz (Fernanda Torres) e Melhor Filme.
Peça ‘Vinte!’ no CCBB
A fusão entre teatro, dança e música dá o tom de “Vinte!”. O espetáculo é uma ficção que revisita os movimentos artísticos negros dos anos 1920 no Brasil, em diálogo com a cidade do Rio de Janeiro e diferentes camadas de tempo.
A sonoridade é inspirada no choro, jazz e samba, ritmos fundamentais na identidade cultural negra. A peça parte de uma crítica à montagem “Tudo Preto” (1926), da Companhia Negra de Revistas, para reconstruir narrativas sob uma perspectiva afro-contemporânea.
Sessão Extra
Dia 06 de abril, domingo, 14h
Direção: Mauricio Lima
Texto: Tainah Longras
Elenco: AfroFlor, Felipe Oládélè, Muato e Tainah Longras.
Duração: 100 min
Os ingressos vão de R$ 15,00 (meia entrada) a R$ 30,00 (inteira).
O CCBB fica Rua Primeiro de Março, 66 – Centro, Rio de Janeiro.
‘macaBRo – Horror Brasileiro Contemporâneo: Parte 2’
A Caixa Cultural apresenta, até o dia 20 de abril, a mostra “macaBRo – Horror Contemporâneo Brasileiro: Parte 2″. A programação é composta por 25 longas e 11 curtas-metragens que exploram o medo e o sombrio, em suas diversas formas, a partir de uma forte experimentação visual e por meio de histórias horripilantes. A iniciativa dá continuidade à primeira edição da mostra macaBRo, que foi realizada no formato online, em 2020.
Além das exibições, a mostra ainda conta com cursos, debates, bate-papos e palestras. As atividades acontecerão com a participação de curadores, produtores, realizadores e pesquisadores das obras cinematográficas.
Dia 05 de abril – sábado
11h – Sessão macaBRinho: Historietas assombradas: O filme (2017, SP, 90′) Direção: Victor-Hugo Borges. Classificação indicativa: Livre.
14h – Uma família feliz (2022, SP, 117′) Direção: José Eduardo Belmonte. Classificação indicativa: 16 anos.
17h30 – Propriedade (2023, PE, 100′) Direção: Daniel Bandeira. Classificação indicativa: 16 anos. Sessão acessível: Legenda descritiva.
Dia 06 de abril – domingo
15h – Verão fantasma (2022, SP, 114′) Direção: Matheus Marchetti. Classificação indicativa: 16 anos.
A Caixa Cultural fica localizada na Rua do Passeio, 38 – Centro. É possível conferir a programação completa no site.