Considerado o bloco de carnaval mais antigo do mundo ainda em atividade, o Cordão da Bola Preta coloriu de preto e branco as ruas do Centro do Rio na manhã deste sábado (14). O desfile deste ano, que marca as celebrações do aniversário de 107 anos do bloco, reuniu milhares de foliões com o tema “Bola Preta, DNA do Carnaval”. A celebração vai até 13h.
A estimativa da Riotur era de que aproximadamente 700 mil pessoas passem pelo desfile ao longo do dia. Já às 7h, na hora da concentração, uma multidão começava a folia nos entornos do Circuito Preta Gil.
Neste ano, o megabloco tem a atriz Paolla Oliveira como rainha do desfile. A Corte Real inclui ainda a atriz Leandra Leal como porta-estandarte, Emanuelle Araújo como musa da banda, Neguinho da Beija-Flor e Maria Rita como padrinhos, Tia Surica da Portela e João Roberto Kelly como embaixadores, e Selminha Sorriso como musa das musas.
Cordão da Bola Preta desfilou pela primeira vez em 1918
Fundado em 31 de dezembro de 1918, o Cordão da Bola Preta nasceu por iniciativa de um grupo de amigos – entre eles Álvaro Gomes de Oliveira, o “Caveirinha”, ícone do carnaval carioca no século passado. Antes de adotar o nome tradicional, integrantes do bloco já desfilavam com outros desfiles no Rio, como o “Só Se Bebe Água” em 1917.
Os primeiros desfiles contavam com carros puxados por burros. Ao longo dos anos, o número de foliões que chegavam para desfilar no Centro com o Cordão da Bola Preta foi aumentando e o grupo se consolidou como uma das maiores manifestações culturais do carnaval carioca. Além do mais antigo do Rio, o bloco se autointitula “o maior bloco de carnaval do mundo”.

