Uma mulher de 23 anos foi presa neste domingo (10) em Realengo, Zona Oeste do Rio, acusada de abandonar os filhos, um bebê de 8 meses e uma criança de 5 anos, para ir a um baile funk. Segundo a 34ª DP (Bangu), a polícia apura se o bebê morreu sufocado após se engasgar com a mamadeira.
De acordo com informações do “G1”, testemunhas relataram que Vanuza Moura deixou o alimento pronto e orientou o filho mais velho a alimentar o bebê quando ele chorasse. Ela teria saído durante a madrugada e voltado apenas por volta das 8h30, quando encontrou a criança sem respirar.
A mãe tentou levá-la para a UPA de Magalhães Bastos, mas ela já chegou morta ao local. Vanuza foi presa ainda na unidade, em ação conjunta da Polícia Militar e da 34ª DP.
Agentes que estiveram na casa encontraram o local em condições insalubres, com paredes sujas, roupas rasgadas e sem segurança para crianças. Moradores da região afirmaram que ela frequentemente deixava os filhos sozinhos para sair.
A mulher, que tem cinco filhos, mas vivia apenas com os dois menores, vai responder por abandono de incapaz seguido de morte. O menino de 5 anos foi encaminhado ao Conselho Tutelar.