O governador Cláudio Castro (PL) quer dar uma de Tadeu Schmidt e transformar o Rio no estado mais vigiado do Brasil, tal qual a casa do BBB. Na próxima sexta-feira (30), a Secretaria estadual da Casa Civil fará uma audiência pública para debater soluções de videomonitoramento com câmeras das cidades fluminenses.
O evento será às 10h no auditório do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). O objetivo é colher sugestões, novas tecnologias, soluções de mercado e prestar esclarecimentos de possíveis dúvidas referentes à pretensão de processo licitatório, cujo objeto é a contratação de empresa para fornecer os equipamentos de videomonitoramento.
Será disponibilizado, na audiência, tempo individual para as empresas apresentarem seus equipamentos e serviços. As interessadas em apresentar soluções deverão realizar um cadastro prévio por e-mail.
Negócio da China
Com o objetivo de ampliar para todos os 92 municípios fluminenses o sistema de monitoramento e inteligência das Forças de Segurança, o governador Cláudio Castro fechou acordos, em abril, na China, com a Hikvision e a Dahua, líderes mundiais em soluções e serviços baseados em vídeo e análise de imagens. A ideia é que o governo compre as câmeras e as prefeituras instalem e façam a manutenção dos equipamentos.

Por FÁBIO MARTINS e VÍTOR D’AVILA