O Ministério Público Eleitoral propôs, nesta quarta-feira (25), uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral contra o prefeito de Barra do Piraí, Mário Esteves (MDB), por abuso de poder político por considerar que o chefe do Executivo está participando de forma desequilibrada da campanha do pupilo Dione do Mário Esteves (MDB) à prefeitura.
A promotora Letícia Xavier de Paula Antunes pede que Esteves e Diones sejam punidos com cassação do registro de candidatura ou do diploma, em caso de julgamento após o pleito, com inelegibilidade de 8 anos pelas irregularidades nas eleições.
O MP pede ainda que Mário Esteves se afaste da campanha do pupilo nos horários de expediente da prefeitura e apague conteúdos que apareça conduzindo a campanha de maneira central, com fixação de multa em caso de descumprimento.
Na ação, o MP descreve que o prefeito “deixa de ser um mero apoiador do candidato, mas aparece como o verdadeiro ‘candidato’ nos atos perpetrados na propaganda eleitoral”. Acrescenta ainda que “estando em seu segundo mandato, Esteves aproveita-se da sua influência política para garantir que o candidato por aquele apoiado saia vencedor, mesmo que isso acarrete o desequilíbrio de todo o processo eleitoral”.