Depois da polêmica envolvendo o palco gospel no réveillon do Rio, Eduardo Paes (PSD) mudou o tom e foi às redes para se retratar com os cariocas que seguem religiões de matriz africana. Nesta sexta (02), o prefeito anunciou que vai fazer uma estátua do líder umbandista Tata Tancredo, considerado o inventor da festa de virada de ano na praia de Copacabana.
A homenagem foi sugerida no início da semana por internautas, que se mobilizaram nas redes sociais para cobrar um reconhecimento da importância do líder religioso na criação do réveillon de Copacabana, hoje considerado o maior do mundo. Paes foi acusado de “apagar” a relação da tradicional festa com as religiões de matriz africana.
“A sugestão para a criação de uma estátua em homenagem a Tata Tancredo será atendida. Vou dialogar com lideranças religiosas para construir, juntos, a melhor forma de fazer essa homenagem tão importante para a cidade!, escreveu Paes, em postagem no X.
Paes diz que não teve intenção de ofender em postagem sobre suposta intolerância religiosa
Na postagem, Paes diz que quer reafirmar seu compromisso “com o povo de axé” e garante que “sempre” vai sair em defesa das tradições religiosas de matriz africana.
“Peço novamente desculpas sinceras se algum post meu ofendeu praticantes dessas religiões. Essa nunca foi — e nunca será — minha intenção”, escreveu o prefeito.

Na semana passada, após receber críticas por programar um show de artistas evangélicos durante a festa de ano novo no Rio, ele foi às redes rebater a acusação. Para Paes, a reação ao show gospel foi preconceituosa. “É impressionante o nível de preconceito dessa gente. O réveillon da Praia de Copacabana é de todos!”, disse o político.
O uso da expressão “essa gente” teve repercussão negativa por parte dos seguidores. Fora das redes, o assunto também ganhou força entre órgãos como o Ministério Público Federal (MPF), que abriu um inquérito civil para apurar “possível discriminação religiosa” no evento. O documento estabelece um prazo, até 21 de janeiro, para a prefeitura explicar os critérios de uso de recursos públicos no evento.


Eduardo Paes estâ lambendo o sapato dos evagêlicos de direita pra conseguir apoio para sru projeto de ser governador……..chega a ser vexaminoso …..e o tal “batistério publico” no Meyer?
Se ele quer o apoio dos Malafaias da vida, nâo terá meu voto
E os intolerantes são os evangélicos? Você está misturando as coisas, política com religião não tem como misturar, votar ou não por você achar que Paes está “lambendo Malafaia” ficou feio. Temos que votar no que for melhor para nosso Rio de Janeiro, analisarmos bem, o RJ tá muito complicado por tanta violência se ainda criarmos outras dificuldades não chegaremos a lugar nenhum. 💝
Sim, Dayse. Os maiores intolerantes e racistas religiosos são os evangélicos! Que apedrejam essa gente, que destroem os templos sagrados dessa gente, que expulsam essa gente de suas casas, que xingam e demonizam essa gente. Não vejo evangélicos passarem por isso. O que o irmão está fazendo é apenas uma manifestação contra um líder municipal que não pensa na pluralidade e que quer se encostar num seguimento religioso para ganhar votos, e se vc quer um Rio de Janeiro mais Justo, pq não começa com empatia e senso de justiça?
Dizem ser nós cristãos intolerantes mas vejo a intolerância saindo da religião matriz africana que quer pra eles prioridade em tudo e atacam sim os cristãos .eles já tem várias homenagens para as sua entidades e querem mais pra quê? …pq ninguém implica com os muçulmanos? Pq sabem que com eles não se pode confrotar e tanta coisa ruim acontecendo no nosso estado estão se preocupando em homenagear algo que não é relevante no momento infelizmente!
O Brasil é um país laico, tem que respeitar todas as manifestações religiosas do país. Os protestantes são sim intolerantes, e julgam as outras religiões que já existiam antes do cristianismo, se acham o último biscoito do pacote e foram criados pelos comerciantes ricos da maçonaria para tirar dinheiro dos pobres como sempre! Falavam da igreja cristã católica e fizeram tudo que ela fez e fazem pior até hoje,estão desmoralizados!
Aqui nesse comentário eu vejo intolerância religiosa. As criaturas das trevas achando que é só deles os espaços públicos. Prefeito governa para todos e não pra uma minoria preconceituosa
Minoria preconceituosa? Prefeito governa para todos? Daniel, estuda sobre o réveillon de Copacabana! Não houve pluralidade. Pq ele não fez um palco ecumênico? Aí sim seria para todos. Ah! E criatura das trevas deve ser a sua alma contaminada de tanto ódio. Vai para a luz Caroline kkkkkk!
SALVE O CANDOMBLÉ AXÉ
Concordo, esses evangélicos estão que nem câncer em estado de metastase. Mania de usar a religião como progeto de poder, onde esse pessoal está só tem ladroagem, vide nosso congresso nacional
Ele não precisa do seu voto
Não cometeu erro nenhum, é um povo cheio de ódio e ressentimento buscando toda ocasião pra manifestar sua intolerância e até criar fatos inexistentes
Vai trabalhar…. picareta…… Deus acima de tudo…
Também acho, os evangélicos sempre foram assim, tudo querem arrumar confusão e ganhar no grito, tanto que por diversas vezes terreiros são vandalizados. Os evangélicos tem que ter mais amor no coração.
Que Trevas seu Babaca…quem e voce para falar qye outras religiões são defensores das trevas…para de falar Merda, seu Bostinha!!!
Você acabou de ser da forma mais vil possível preconceituoso, ‘CRIATURAS DAS TREVAS’ . Isso é o que apenas uma forma de se expressar!!!!. Preconceito puro ignorante amigo
Chega a ser repugnante como a religião evangélica sempre totalmente preconceituosas em relação as outras formas de fé e religiões, são iguais os islâmicos intolerantes,preconceitusos e querem controlar o estado.
Pelo que ouvi quem reclamou e se achou excluído foi os de origem africana, e notório que o gospel está nas mídias e muito na boca do povo o ano inteiro, e os de origem africana está muito no carnaval inclusive desrespeitando muitas vezes nosso Jesus Cristo e aí todos cantam, pulam, sem se preocupar em ofender ou não os evangélicos.
A intolerância está vindo de quem ? Os adeptos das religiões de matriz africana querem a praia de Copacabana só pra eles? O palco para apresentação de cantores evangélico deveria ser visto por eles como eles sempre fazem questão de dizer um momento eclético , quem é de Axé, axé! Quem é de aleluia , aleluia! A terra e tudo o que há na terra pertence ao Senhor Deus todo poderoso! Somos obrigados a ver nossa praia cheia de oferendas, garrafas de bebidas, e outras coisas mais, todos os anos, e estão reclamando de um palco?
E quem seriam as criaturas das trevas, meu querido iluminado? O preconceito que permeia o mundo evangélico está cada vez menos encoberto. Justamente porque o governo deve governar PARA TODOS que é de uma falta de consideração imensa querer estabelecer um palco evangélico, pra combinar com a bancada evangélica. Isso não eyo Lollapalooza, onde cada um tem seu palco. Antes tivesse convidado um cantor gospel entre vários outros pra compor a festividade. Não se esqueça de onde vem a origem das festividades como as do Carnaval e Ano Novo, antes de sair apontando seu dedo neopentecostal por aí. Vejo intolerância no seu comentário, criatura das trevas.
O Brasil é um país cristão, mas sua constituição abre espaços para outras religiões se manifestarem. Eu declaro que o Brasil é de Jesus e não das trevas.
Pior seis os tjs, que nem precisa mostrar a cara a gente ja sabe quem é, e exala ódio, exclusão, ostracismo, por todos os poros do corpo, creio eu que até o pulmão respira e expira essa essência
O Estado deveria se manter LAICO. Simples assim…
Pior seis os tjs, que nem precisa mostrar a cara a gente ja sabe quem é, e exala ódio, exclusão, ostracismo, por todos os poros do corpo, creio eu que até o pulmão respira e expira essa essência
É cultural o preconceito que os evangélicos sofrem no Brasil de forma sistemática, o Estado deveria ampliar o ensino religioso sobre a história dos evangélicos no Brasil desda chegada dos calvinistas franceses fundando o Rio de Janeiro junto com católicos, até o aumento exponencial no século 20 e atualmente e o aumento do preconceito junto com esse crescimento, desdenhar de dízimos deveria ser crime(tal como desdenhar de trabalho de religiões afro-brasileiras é!)
Meu nobre,vc não sabe o que é intolerância religiosa quando compara o Islamismo com a fé evangélica.
Quantos cristãos são mortos por professar a fé cristã em países ,tipo a Nigéria,Sudão,Irã e outros mais.
Aqui na liberdade em São Paulo
apagaram a história agora em Copacabana também
SALVE O CANDOMBLÉ AXÉ OXUM
O cidadão falou em Calvino, será que ele conhece a história desse fascista criminoso?
SALVE O CANDOMBLÉ AXÉ OXUM
O Brasil é um país laico seu ignorante!
Se o carnaval é todo dedicado esses religiões,eles estão reclamando de que?
Carnaval é cultura.Pular 7 ondas, se vestir de branco no dia 31 de dezembro, encher a mesa de comida ,e festeja na praia é da religião de matrizes africanas. Mas tudo bem , a gente abre espaço pro Afro gospel.
É só é unicamente nesta hora que vcs evangélicos lembram que eles existem. E na hora de pegar dízimo
Nossa nunca mais comemoro a passagem de ano novo ..isso tudo foi para abrir os olhos dos cristãos..confesso que não sabia a origem
.misericórdia meu Deus .
Quando Carnaval as outras regiões podem né?. Sou cristã vejo quem tem preconceito são eles. . Esse povo gostam de mimim. Despresando o sagrado pelo profano . Deus não dorme. Todos nós pagamos impostos. Por que os crentes não podem ter um virada gospel?. O mundo pode tudo
Já que o palco é pra todos vocês deveriam aprender a dividir com os afro judeus,afro muçulmanos, afro católica assim ficaria todo mundo com direitos iguais.
Estão falando de n apagar as origens e isso n cabe opinião, o estado do Rio tem sua origem, vc tem, eu tenho, Carnaval tem, sua fé tem, a minha tem e o réveillon em Copacabana tbm tem o q há de errado nisso??? Vcs q parecem esses vilões de novela q querem apagar as origens pobres pq n aceitam isso kkkkkkkkkkkkkkk
Ninguém disse que não pode. Não é possível, vcs sofrem com problemas cognitivos, a interpretação de texto está muito à quem do que é exigido no nível fundamental 1. O que está sendo exigido por direito é a pluralidade. Gospel não é ótimo musical, e sim uma manifestação religiosa. Enquanto vcs ganham palco no réveillon, essa gente e sua cultura é apagada enquanto está sendo jogada de escanteio. Entendeu?
Provavelmente vai proibir o uso das sandálias comunistas, Havaianas! Fascista Evangélico E Paes.
O segmento neopentecostal é que é um câncer. São sectários,reaças, preconceituosos e limitados intelectualmente. Devem ter um freio.
Matam cristãos pelo mundo e isso é fato! Qual é o louvor que é tocado no Carnaval?? Nenhum a não ser tambores e sons de matriz africana. Deixem de mi-mi-mi.
Se Deus é por nós…..
Quem será contra nós….
Josué.1:7
O único coerente em todas essas baboseiras e mimimi!!! E eu repito “Se Deus é por nós,quem será contra nós”
Somos protegidos pelo Sangue de Jesus Cristo.
Quanta perda de tempo e bobagem que não leva a nada . Dentro de um mês já se esqueceu tudo isso. Paes parece que não tem nada mais importante a fazer.
Estão falando de n apagar as origens e isso n cabe opinião, o estado do Rio tem sua origem, vc tem, eu tenho, Carnaval tem, sua fé tem, a minha tem e o réveillon em Copacabana tbm tem o q há de errado nisso??? Vcs q parecem esses vilões de novela q querem apagar as origens pobres pq n aceitam isso kkkkkkkkkkkkkkk
Ser crente tá na moda, por isso ele precisa agradar essa gente intolerante.
Sou Cristã, descendente de africanos e indígenas,por parte de mãe e pai,sou brasileira nata,mas o preconceito mesmo não está em nós,quem se sentiu ofendido, não foi os evangélicos, depois dessa lei racial, e de identidade de gênero, é incrível, que tudo é motivo de mover ação jurídica,quem será que tem sentimentos odiosos, nesse contexto????🤔
Ninguém pode obedecer a
dois SENHORES, pois só existe UM DEUS!
Prefeito Eduardo Paes , você deve se confessar e pedir perdão a JESUS por tamanhas heresias , caso contrário você ainda vai se arrenpender de ter nascido , DEUS te deu mais que merecias e Ele não aceita traição!
Tatá meus ovos
O Brasil é um país laico, tem que respeitar todas as manifestações religiosas do país. Os protestantes são sim intolerantes, e julgam as outras religiões que já existiam antes do cristianismo, se acham o último biscoito do pacote e foram criados pelos comerciantes ricos da maçonaria para tirar dinheiro dos pobres como sempre! Falavam da igreja cristã católica e fizeram tudo que ela fez e fazem pior até hoje,estão desmoralizados!
Eduardo Paes.. não sabe a qual religião irá se unir para as próximas eleições.. lamentável!!
Deixa eu entender???
Minhas publicações e expressões tem que ser avaliadas?? Já não temos direitos de ir e vir, agora vão questionar minhas opiniões!??
Cada religião DEVE arcar do próprio bolso seus respectivos eventos culturais e shows, sem necessitar que seja investido do orçamento do estado do RJ. Todo ano saem milhões dos cofres públicos para escolas de samba (e não adianta dizer que é somente cultura sem o envolvimento de religião, pois é sim, 99% baseada em matrizes africanas).
Quero ver se o governo do RJ consegue separar mais alguns milhões para qualquer outro evento cultural de qualquer outra religião. Melhor ainda, foquem esses milhões para quitar dívidas, melhorar a qualidade de vida do povo e honrar a palavra “progresso” estampada na flâmula nacional.
Todo ano vejo as favelas crescerem, com seus respectivos cidadãos ainda vivendo indignamente, sem acesso a um saneamento real e de qualidade, com medo e inseguros, sem acesso pleno aos cuidados com a saúde e com mínimas oportunidades de desenvolvimento. Usem a cabeça! Mais vale focar em festas com orçamentos astronômicos ou investir em uma vida melhor para o povo?
Por fim, para quem não sabe, segue o conceito de laicidade: Separação Estado-Religião: O governo NÃO SE ENVOLVE em assuntos religiosos e vice-versa, com a religião restrita à ESFERA PRIVADA.