A CBD Bilhetagem Digital, que opera o cartão Jaé, suspendeu a taxa de 4% cobrada a empresas no momento da recarga de vale-transporte. A informação é do jornal “O Globo”. A suspensão temporária começou a valer nesta sexta (07), alguns dias após o Ministério Público do Rio (MPRJ) iniciar uma investigação para apurar a cobrança.
Prevista no contrato de concessão, a taxa é referente a uma nova plataforma de recarga do sistema Jaé, que será lançada no próximo dia 15. O serviço de recarga “Premium” oferece novas funcionalidades de gestão de vale-transporte e os empregadores que optarem por ele podem sofrer cobrança da porcentagem.
A mudança foi alvo de uma representação enviada ao MP, que ainda está apurando o caso e não concluiu o inquérito. Como o Jaé antecipou o fim da cobrança, ainda não se sabe como a investigação será afetada.


Esse sistema jae foi a pior coisa que o prefeito fez, esta tendo muita fraude,os pais estão usando o cartão dos filhos para irem trabalhar o ao mercado e os filhos entram pela porta traseira ,esta uma vergonha.
Essas empresas de bilhetagem já ganha dinheiro com os juros obtidos dos valores parados referente as passagens compradas para utilização futura e não deveriam ter mais benefício para fazer a recarga dos empregadores
A migração do Rio Card para o JAé foi péssima. O sistema de integração ônibus/vlt só vale para a ida ônibus/ vlt. O contrário não existe. Também não se consegue integração entre ônibus, mesmo saltando de um e imediatamente pegar outro, pagam-de 2 passagens, há problemas na recarga do cartão verde. Eu mesma estou com R$ 30,00 que não foram carregados no cartão verde. Ao reclamar na loja do JAÉ, disseram que eu teria que migrar para o cartão black, no qual eu teria que fornecer meus dados. Recusei e fiquei sem o dinheiro. E conheço outros casos semelhantes. Se eu pegar a linha errada do vlt (por exemplo, correr para pegar o vlt para o Terminal Gentileza e não reparar que era a linha Central, saltar na estação imediatamente seguinte é pegar o vlt correto, tenho que pagar outra passagem, enfim, daqui a pouco vão cobrar o ar que respiramos na condução.
Jaé é um estupro ao trabalhador. Já me roubou quase 100,00. É a cara do Rio. Um estado corrupto e uma prefeitura corrupta. Por isso que essa M**** não vai pra frente.
Infelizmente até agora, eu como usuária , só vi desvantagem em relação ao Rio Card. Quando passo na roleta não mostra na máquina do ônibus qual o meu saldo. Algumas vezes não consegui passar por saldo insuficiente e no aplicativo aprecia saldo suficiente. Na última recarga que fiz, 07/11/2025, o saldo que indicava no aplicativo era de $30,40 ; fiz recarga, de $30,00, pois na roleta acusava saldo insuficiente . Feita a operação, fui conferir o saldo, para minha surpresa continuava $30,40. Quando pego 2 ônibus de linhas diferentes e na sequência, sou descontada 2 vezes, e no Rio Card, isso não acontecia. O que entendi é na época é que o sistema do bilhete era para proporcionar esse tipo de economia para a população usuária.
paguei a taxa de entrega do meu cartão e até hj ele nao chegou em minha residência, eu gostaria de saber como faço para ser reembolsado pelo valor q paguei ou terei q ir para justiça para resolver isso?