Moradores dos estados do Rio e São Paulo receberam, na madrugada desta sexta-feira (14), um alerta de terremoto enviado pelo Google. A notificação indicava um suposto tremor no mar, a 55 km de Ubatuba (SP), e foi enviada exclusivamente para celulares Android.
A magnitude do terremoto, conforme informado no alerta, variava entre 4,2 e 5,5. O aviso foi enviado por volta das 2h20 da madrugada.
Apesar do aviso, não há registro de abalos sísmicos. A Defesa Civil do estado do Rio informou, em nota, que não emitiu nenhum alerta de terremoto para o território fluminense.
“Segundo o Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden-RJ), não há registro de abalo sísmico no estado do RJ”, confirmou.
A Defesa Civil do município do Rio também se posicionou. Em nota oficial, em conjunto com o Centro de Operações e Resiliência da prefeitura (COR-RIO), informou que não emitiu qualquer alerta sobre possível terremoto na madrugada desta sexta.
A Defesa Civil de São Paulo e o Centro de Sismologia da USP também não confirmaram nenhum tremor. Órgãos internacionais de monitoramento, como o USGS e o ESMC, não detectaram atividades sísmicas na região.
O alerta pegou cariocas de surpresa e rapidamente virou o assunto mais comentado na rede social X. Até o momento, o Google não explicou o motivo do envio da notificação.
No dia 29 de janeiro, o novo sistema de alerta de chuva no Rio também causou preocupação entre os cariocas. O comunicado, enviado para todos os celulares de quem estava na cidade, informava que a capital permanecia em estágio dois, com pancadas de chuva previstas até o fim da noite.