A comissão especial que discute a regulamentação de aluguéis de curta temporada, como o Airbnb, fará seu décimo encontro nesta segunda-feira (1º). E a sala das comissões da Câmara de Vereadores do Rio deverá virar uma “reunião de condomínio”.
Isto porque os parlamentares do colegiado, liderado por Salvino Oliveira (PSD), vão ouvir o advogado André Luiz Junqueira e as síndicas profissionais Anna Carolina Chazan e Geisa Kaufman que, juntas, administram mais de 150 condomínios na cidade.
“Chegamos à nossa décima reunião com resultados muito positivos para o debate. Conseguimos nos reunir com representantes de importantes segmentos da sociedade civil, como as forças de segurança, mas também com moradores, síndicos, gente que é afetada diretamente, todos os dias, pelo uso absolutamente sem regras dessas plataformas”, afirma o vereador, que também é o presidente da comissão.
Sobre a última reunião, o Airbnb afirmou que a segurança da comunidade é muito importante para a plataforma, que trabalha continuamente em ferramentas de segurança para que hóspedes, anfitriões e vizinhos tenham experiências tranquilas.
Disse apoiar que as regras de convivência estabelecidas pelos condomínios sejam cumpridas por todos os moradores e hóspedes e zela pela aplicação das regras. O Airbnb destacou ainda que acredita que o diálogo é o melhor caminho para todos.
Expectativa é votar ‘PL do Airbnb’ até o fim do ano
O PL 372 segue em tramitação na Câmara, passando pela análise das comissões permanentes antes de seguir ao Plenário.
“Tenho certeza que conseguiremos votar este projeto até o fim do ano. Ele é de extrema importância para o ordenamento da nossa cidade e a segurança do carioca”, conclui Salvino.