Uma adutora da Águas do Rio rompeu em Guadalupe, na Zona Norte da capital, na noite desta quinta-feira (2). A água alagou as ruas e inundou casas na Vila Eugênia, localizada na Favela do Muquiço.
Segundo o Centro de Operações Rio, as equipes do Corpo de Bombeiros e da concessionária de água atuam na Rua Luís Coutinho Cavalcanti desde a madrugada após o rompimento da adutora, ocorrido na altura da Rua Lafaiete de Freitas. O fornecimento de água foi interrompido na região e o trânsito foi interditado.
Nas redes sociais, moradores declaram: “as pessoas estão perdendo tudo porque estourou o cano de uma adutora da Águas do Rio”, disse uma usuária do X (Ex-Twitter). “Surreal o que acontece no Muquiço. A comunidade pede socorro”, comentou outro.
Em nota, a Águas do Rio informou que está atuando no reparo da adutora desde a noite desta quinta. A concessionária alega que “alguns imóveis da região estão situados em área não edificável, o que dificulta o acesso das equipes operacionais”.
O vazamento ocorreu dentro do Sistema Ribeirão das Lajes, que faz a distribuição de água para o Centro e a Zona Norte da Capital, além dos municípios de Japeri, Nova Iguaçu e Queimados na Baixada Fluminense. A empresa afirma que o reabastecimento será feito de forma gradual após o fim do reparo e pede que a população economize água.
Regiões afetadas:
- Rio de Janeiro: Centro e Zona Norte
- Japeri: Cidade Jardim Marajoara, Cidade Sr. Do Bonfim, Citrópolis, Eldorado, Marajoara, Morro Citrópolis, Parque Guandu, Parque Mucaja, Parque Santos, Santa Terezinha, Belo Horizonte, Centro, Engenheiro Pedreira, Eucaliptos, Jardim Primavera, Jardim São João, Nova Belém, São Jorge, Transmontana e Vila Central
- Nova Iguaçu: Jardim Guandu, Prados Verdes e KM32
- Queimados: Distrito Industrial, Jardim Campo Alegre, Jardim da Fonte, Parque Industrial, Parque Olimpo, Piabas, Pinheiro, Parque Ipanema, Eldorado, Fonte Cova, Grande Rio, Jardim São Miguel, Jardim Magnolia, Jardim Santa Rosa, Jardim Vista Alegre, Parque Valdariosa e Valdariosa
A Águas do Rio orienta que os clientes reservem a água de cisternas e caixas d’água para atividades prioritárias, até a regularização do abastecimento, e ressalta que segue à disposição pelo 0800 195 0 195, disponível para ligações gratuitas e mensagens via WhatsApp.