Nominada cheia, diversificação de perfis e candidatos com bases em mais regiões da cidade. Com um único vereador na Câmara Municipal, o partido Novo vem adotando uma série de estratégias para alçar voos eleitorais mais altos. A aposta é triplicar o número de parlamentares eleitos para a próxima legislatura no Palácio Pedro Ernesto (2025-2028).
O planejamento para alcançar o objetivo ficaram evidentes na convenção, realizada na segunda-feira (22). Além de oficializar o nome da advogada Carol Sponza na disputa à Prefeitura do Rio, o partido aprovou nominata com todas as 52 vagas de candidatos preenchidas, enquanto, em 2020, só foram 34 de 76 possíveis.
“Com mais concorrentes, maior será a visibilidade do partido. Esperamos mais votos de legenda para o cálculo do quociente eleitoral. Em 2022, a Carol Sponza foi a mais votada e recebeu 25 mil votos para deputada federal, e só não foi eleita porque não atingimos o quociente”, afirmou o coordenador político do Novo estadual, Bruno Kazuhiro, ex-secretário estadual de Infraestrutura e ex-secretário municipal de Turismo.
Na nominata, apenas 15 concorreram em eleições. Além da grande aposta na reeleição e ampliação de votos do vereador Pedro Duarte, o partido acredita no potencial de Gabriel Costenaro. O influencer se envolveu recentemente numa polêmica com o deputado federal Glauber Braga (PSOLl, por quem foi retirado do Congresso Nacional aos chutes e empurrões. Ligado ao MBL, assim como Pedro Duarte, Costenaro tem 562 mil seguidores no Instagram.
Também despontam outros candidatos, como do engenheiro civil George Neder. Em 2022, ao concorrer para deputado estadual, ele conseguiu 17 mil votos no estado do Rio. Já entre as mulheres, o nome mais cotado é o da professora Livia Bonates, que obteve menos de 3 mil votos em 2020, mas, de lá para cá , ganhou mais visibilidade como coordenadora política de Pedro Duarte na Câmara.
Diversidade de profissões e regiões
Outro ponto que deve fazer a diferença este ano, segundo as avaliações internas, é que os candidatos novistas também estão mais espalhados pela cidade. Seguindo a lógica de que “o eleitor não tem dois votos para dar”, a construção da nominata focou em espaços diferentes da capital, evitando a canibalização entre os concorrentes.
O percentual de candidatos na Zona Sul do Rio caiu de 38,3% para 32,6% em relação a 2020, enquanto total na Zona Oeste (sem Barra e Jacarepaguá) foi de 11,7% para 19,3%.
As profissões dos concorrentes também estão cada vez mais diversificadas: tem empresários, advogados e engenheiros, mas também professores, motorista de aplicativo e sapateiro.
Veja aos nomes da nominata completa:
Alex Farah
Anna Feio
Bernard Batalha
Cláudia Bodart
Claus Rohr
Clemilda Cleo Mendonça
Comandante Lucio
Debora Pontes
Dr. Ricardo Bitencourt
Dutra do Rio
Enoyra Damm Galdino
Érico Siqueira
Fábio Cerqueira
Flaviana Carvalho
Gabriel Costenaro
Genilson Barros
George Neder
Giovanni Fisciletti
Herman Guedes
Igor Oliveira
Ivan De Oliveira Duran
Ivan Dieggo
João Malheiro
Kau Magno
Leandro Paladino
Leo Meu Amigo
Livia Bonates
Lucy Rodrigues
Luis Papai Noel
Marcio Paes
Marcos Zenaide
Mari Canedo
Monique Nogueira
Paolla Chaves
Pedro Duarte
Pedro Rafael
Priscilla Xavier
Procurador Mariano
Professor Baez
Professor Murdoch
Professora Flâmer Tavora
Professora Rita Dias
Renato Alves
Ricardo Coelho
Roberta Mendes
Roberto do Nascimento Martins
Rodrigo Multimídia
Romulo Pimentel
Sandra Albuquerque
Vania Monteiro
Victor Menezes
Victor Reis
Espero mesmo que tenhamos mais vereadores do Novo. Precisamos de uma Câmara honesta